Não importa o padrão da sua viagem. Não importa a classe social. É fato que nós, amantes de viagens, A-D-O-R-A-M-O-S saber que é possível viajar barato.
Ouvir “eu te amo” é bom. Mas você já ouviu “Desconto de 50% em passagens ou hospedagens”? Quando o assunto é economizar, milhares de brasileiros se empolgam. Imagina realizar o sonho e programar a viagem perfeita por um preço abaixo do esperado. E ainda por cima ficar dentro do orçamento? Isso é demais!
E sim! Isso é possível graças às diversas ferramentas que temos disponíveis hoje em dia. E é exatamente sobre isso esse artigo. Com essas informações você poderá economizar uma grana preta e já programar a próxima viagem sem sustos no cartão de crédito. Vamos lá?
Dica 1: Pesquise Muito (Muito Mesmo)
Programar uma viagem pagando o menor preço possível exige empenho.
Eu penso que minha conta corrente é como uma caixa d’água. O dinheiro que entra das minhas fontes de renda é a água que entra na caixa. O dinheiro que sai são todos gastos que tenho ao longo do mês, representada pela água saindo da caixa. Se no final do mês sobrou bastante água, fico feliz. Se sobrou pouca água, fico triste.
Beseada nessa metáfora que afirmo: Deixar de gastar é o mesmo que ganhar dinheiro. Nós temos duas formas de deixar de gastar com viagens:
- Viajar pouco ou não viajar; ou
- Viajar barato, economizando o máximo.
Se você não pretende deixar essa vida passar em vão, você é dos meus. Bora viajar barato! E economizar em viagens é quase um segundo trabalho e você vai entender o porquê.
Você vai precisar pesquisar muito antes de decidir o destino, a hospedagem, o meio de transporte, o meio de locomoção na cidade de destino e quais experiências quer ter nessa viagem. Pra viagens internacionais entra um outro fator determinante: a cotação para conversão da moeda local.
Para isso pesquise incessantemente nos principais portais de viagens brasileiros e internacionais. Pesquise, pesquise, pesquise de novo. Leia blogs de viagens, matérias sobre a cidade que quer conhecer e resenhas de quem já foi. A internet é uma fonte inesgotável de informações para sua viagem. Então, mãos à obra e bora pesquisar. Sem preguiça porque você vai ver que vale muito a pena.
Aproveite e já garanta a hospedagem mais barata AQUI
Dica 2: Anote Todos os Preços
Pesquise em todos portais de viagens e planilhe os resultados. Se você não tem afinidade com Excel, faça anotações à mão mesmo. Só não confie só na sua memória.
Faça o teste: pesquise preços de pacotes de viagens por meia hora, depois tente lembrar do primeiro preço que viu. Além disso, pra piorar, você vai perceber que as tarifas das passagens aéreas são dinâmicas. Podem mudar 200 ou 300 reais de um dia pro outro.
Esses motivos acima já são suficientes pra você documentar todo preço que encontrar. Anote também as características de cada item pesquisado. Por exemplo: Você achou o Hotel A por 200 reais a diária de um casal e o Hotel B por 230,00, mas o Hotel B oferece café da manhã cortesia e o Hotel A não oferece nada. Isso precisa considerado na hora de decidir onde vai ficar.
Eu proponho fazer uma tabelinha simples, como essa abaixo, para reunir informações principais segundo o seu próprio padrão de viagem:
Hotel | Endereço | Preço Período | Café da Manhã? | Prós * | Contras ** |
*Prós podem ser itens que você prioriza na sua viagem como quarto com banheiro privativo, quarto com varanda, estorno da reserva em caso de cancelamento, piscina, estacionamento próprio gratuito e etc.
** Contras podem ser itens que você prioriza e que a hospedagem não oferece, como por exemplo, o hotel ser no centro ou de difícil acesso, não ter estacionamento próprio, não ter opções de lazer, não ter lareira, não ter banheira e etc, porém você prioriza esses itens.
Existe um outro pilar na hora de organizar sua viagem que é a passagem aérea. Para cotação de passagem aérea, use a tabela abaixo:
Cia Aérea | Ida | Volta | Conexões | Data Pesquisa |
Perceba que, pelo fato de sempre haver alteração nos preços da tarifa, na cotação de passagem aérea é importante manter o controle de quando foi cotado. Os preços podem sofrer grandes alterações em questão de dias.
Existem outros fatores a serem considerados numa viagem como contratação de guias, passeios, bilhetes/entradas, aluguel de carro, alimentação e etc. que você precisa pesquisar e contabilizar.
Com todos preços devidamente anotados, é possível fazer uma comparação melhor e decidir pela tarifa que mais te agrada.
Dica 3: Planeje com Antecedência
Existe uma corrente de viajantes que acredita que os melhores preços aparecem nas vésperas das datas da viagem.
E isso faz bastante sentido. Imagina que um hóspede desmarcou a reserva de um quarto 1 semana antes de um feriado. O hotel deixa de ganhar dinheiro quando há quartos vazios, então é muito mais prudente que o hotel abaixe bem o preço afim de preencher esse quarto vago.
O mesmo acontece com passagem aérea. Se uma família desmarca a reserva de 5 lugares em um voo, a cia aérea tende a fazer uma promoção para que o avião não saia do chão com esses lugares vagos.
É tudo culpa da velha lei da oferta e da procura. O problema é que fica inviável combinar uma viagem dependendo disso! Imagina você conseguir agendar suas férias no trabalho e 15 dias antes não tem certeza nem para onde ir.
Por isso eu recomendo que faça tudo com muita antecedência. Muita mesmo. Próximo de 1 ano se for preciso. Quanto mais tempo de antecedência, menor o valor. O único ponto negativo é que aquelas tarifas podem entrar em promoções conforme o tempo passa, devido a procura e oferta, mas via de regra, quanto maior a antecedência, menor o valor.
Aproveite e já garanta a hospedagem mais barata AQUI
Reservando hotel, passeios e passagens com muitos meses de antecedência, é possível conseguir boas promoções, além de ter mais tempo para pesquisar com calma. A maioria das hospedagens e companhias aéreas disponibilizam agenda para reserva com até um ano de antecedência.
Outro importante fator pra quem gosta de não perder o controle financeiro é que você pode parcelar esses gastos com antecedência. Se você está a 6 meses da viagem, parcele em 6 vezes. Imagina ir viajar com as contas todas já pagas. Demais, não?
Dica 4: Escolha Períodos Fora de Temporada
Antes de visitar o lugar, pense se essa cidade é mais turística nos meses quentes ou frios. Por exemplo: Se você quer conhecer Bariloche, na Argentina, pode pagar um preço bem mais salgado nos meses de inverno. Assim como se você quiser conhecer Rio de Janeiro no verão.
Essa dica infelizmente não se aplica a todos lugares. Se seus planos são esquiar na neve, não vai fazer sentido nenhum você conhecer o destino em pleno verão.
Mas sempre que puder, fuja das altas temporadas. Principalmente os meses de Dezembro e Janeiro para os lugares onde a alta temporada é o verão e Julho e agosto para lugares de alta temporada no inverno do hesmisfério sul.
Esses são os meses de férias escolares e muitos escolhem essa época do ano pra dar uma volta com a família.
Não se esqueça que os meses quentes e frios são invertidos nos países do hemisfério norte. Enquanto aqui no Brasil o Natal é um calor da arábias, nos Estados Unidos neva (igual nos filmes).
Dica 5: Pesquise se Há Eventos na Cidade
Imagina que você sonha em conhecer Los Angeles e pretende ir pra lá em 2028. Se você não tiver intenção de assistir alguma competição das Olímpiadas, não é uma boa ideia ir nessa época do ano.
Ok! Estamos falando de um dos eventos mais importantes do mundo. Mas se na cidade para onde vai estiver rolando um Rock in Rio, Tomorrowland, Lollapalloza, GP de Fórmula 1 ou uma final da Champions League, saiba que os preços vão subir consideravelmente.
Em menor escala, uma vez fui a Poços de Caldas, no sul de Minas, e estava rolando um festival de música e gastronomia na cidade. Os hotéis estavam uma loucura. Todos cobrando pelo menos o dobro do preço normal.
Outro importante ponto é que a cidade fica cheia. São mais pessoas nas ruas, mais carros no trânsito, mais pessoas nos pontos turísticos e mais filas nos mercados e restaurantes.
Portanto sempre pesquise para ver se não há nenhum evento na cidade na época que você pretende ir. Se descobrir algo, imagino ser prudente adiar uma semana sua viagem ou mesmo mudar o destino.
Dica 6: Use Programas de Milhas
Se você é uma pessoa muito controlada com gastos, você pode acumular milhas apenas mudando seu padrão de consumo.
Se hoje você paga suas compras com débito ou dinheiro, poderá concentrar tudo no seu cartão de crédito. Use seu cartão de crédito em toda compra e garanta que esse cartão esteja vinculado a algum programa de milhas.
No Brasil, o maior programa de milhas mais abrangente é o Livelo, porém tem ainda a Latam Pass, da Latam, a Smiles da Gol e o Tudo Azul, da Azul.
Hoje em dia cartões de crédito expedidos pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú ofecerem o programa de milhas aéreas da Multiplus. Outros bancos oferecem pontos para outros programas de fidelidade. Você pode consultar cada programa no site oficial do banco ou do cartão.
O programa basicamente funciona assim: a cada real gasto no cartão de crédito, você ganha um proporcional em milhas que são convertidas diretamente no seu saldo do programa de fidelidade.
Depois de acumuladas várias milhas, você pode trocar por trechos pagando apenas as taxas de embarque dos aeroportos.
Mas atenção: O uso irracional do cartão de créedito a ponto de sair do seu orçamento vai trazer mais prejuízos que benefícios a sua saúde financeira. Não adianta nada pagar uma tonelada de juros do cartão só pra não pagar passagem aérea. Essa dica só se aplica se você tem um bom controle e não cria dívida no cartão. Estamos entendidos?
Bom… garanto que colocando essas dicas em prática você vai poder reduzir muito os gastos na sua próxima viagem.
E aí?! Gostou do que leu aqui sobre como economizar em viagens? Então quero te fazer um convite especial.
Tem muito mais dicas com preços e vlogs de viagens nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens.
Um abraço e boa viagem.
Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro:
PASSAGEM AÉREA > Aqui você pesquisa as melhores passagens aéreas. É realmente muito prático e barato.
HOSPEDAGEM > Aqui você reserva sua hospedagem com melhor preço com dois ou três cliques e sem cartão de crédito.
SEGURO VIAGEM > Toque aqui para cotar. Você vai ver que é baratinho e evita muita dor de cabeça.
ALUGUEL DE CARROS > Aqui você aluga carro sem dor de cabeça.
CHIP DE INTERNET > Saia com internet já do aeroporto.
IMPORTANTE:
Se você contratar qualquer serviço dos parceiros da Turiste-se através desses links acima, o blog recebe uma pequena comissão e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos. A Turiste-se conta com isso.