Você sonha em conhecer os Estados Unidos? Então saiba que para conhecer a Estátua da Liberdade ou o Mickey é preciso ter um documento colado no seu passaporte chamado visto americano de turismo e nesse artigo que você vai saber entender os detalhes de como tirar o visto americano.
Prepare-se para um passo-a-passo detalhado e atualizado de todo processo. Portanto espere um texto longo, mas que vai te ajudar a solicitar o visto e poder entrar nos EUA.
Primeiramente você precisa saber que esse visto é um documento oficial emitido pelo Governo Federal dos Estados Unidos e que autoriza sua entrada por um posto alfandegário americano seja em um porto, aeroporto e mesmo na fronteira terrestre.
E uma coisa é sempre importante deixar claro: o visto americano não garante sua entrada nos EUA. Garante apenas seu deslocamento até um posto de imigração onde será reavaliada sua entrada no país do Tio Sam. E eles podem negar por qualquer motivo.
Na prática é como se o governo americano falasse assim pra nós, brasileiros: – “Vocês precisam aplicar e conseguir esse visto para poder pegar um avião e ir até um posto de imigração em território americano”.
Nesse posto, sua solicitação de entrada será reavaliada conforme novas informações atualizadas como por exemplo: quantos dias você pretende ficar nos EUA, quanta grana tem pra se manter lá nesse período, se já tem reservas de passeios, hospedagens, passagem de volta e etc. Com todos esses dados, o fiscal alfandegário te libera ou te coloca no próximo avião de volta para o Brasil.
Tipos de Vistos Americanos
Há vários tipos de vistos americanos. Segundo o site de embaixada americana no Brasil, atualmente há os seguintes tipos para viagens temporárias (nenhum desses tipos dá direito a ser residente no país):
- Artistas e atletas se apresentando nos EUA – categoria P
- Atletas amadores ou profissionais competindo por prêmio em dinheiro – categoria B-1
- Au-Pairs (intercambistas) – categoria J-1
- Investidores e Comerciantes – categoria E-1/E-2
- Diplomatas e funcionários de governos estrangeiros – categoria A-1/A-2
- Empregado doméstico de um portador de visto A-1/A-2 – categoria A-3
- Empregado doméstico de um portador de visto G-1/G-4 – categoria G-5
- Especialidade profissional Australiana – categoria E-3
- Estágio – categoria H-3
- Intercâmbio/ Estágio – categoria J-1
- Estudantes acadêmicos e vocacionais – categoria F/M
- Férias, turismo ou tratamento médico – categoria B-2
- Funcionários de organismo internacional – categoria G-1/G-4
- Intercâmbio cultural internacional – categoria Q
- Jornalistas e membros da mídia – categoria I
- Profissionais que fazem parte do Acordo de Livre Comércio (ETA): Chile – categoria H-1B1
- Profissionais que fazem parte do Acordo de Livre Comércio (ETA): Singapura – categoria H-1B1
- Profissionais que irão exercer ocupações em campos que exigem elevada especializacão – categoria H-1B
- Pessoas com habilidades extraordinárias em ciências, artes, educação, negócios ou atletismo – categoria O
- Trabalhadores em transição (somente CIMN) – categoria CW-1
- Trabalhadores religiosos – categoria R
- Trabalhadores temporários (transferência na mesma empresa) – categoria L
- Trabalhadores temporários (transferência na mesma empresa – múltiplos estrangeiros) – categoria L (Blanket)
- Trânsito pelos Estados Unidos – categoria C-1
- Tripulantes de aeronaves ou embarcações marítimas – categoria C-1/D
- Visitantes de negócios, empregados domésticos – categoria B
Como esse blog é destinado a viagens recreativas, vamos tratar nesse artigo exclusivamente da categoria B-2, que é o visto para turismo de férias nos EUA.
Outro importante ponto a ser destacado é que eu, Marco Andrei, fiz essa solicitação há alguns anos e passei por todas etapas do processo. Então as informações publicadas nesse artigo serão as mais atualizadas possíveis.
Passo-a-Passo para Tirar o Visto Americano
Posto tudo isso, chegou a hora de saber exatamente o que é preciso para tirar o visto americano e ter a permissão pra viajar pra esse lindo país que oferece todo tipo de turismo.
Requisitos Para Solicitação do Visto
Para você requerer o visto americano de turista é necessário ter todas documentações pessoais brasileiras regularizadas, ser efetivamente brasileiro regularizado e ter um passaporte válido.
Lembre-se que o visto é um adesivo com validade de até 10 anos, que será colado em uma das folhas do seu passaporte. Então se o seu documento de viagem estiver com data de vencimento próxima, eu recomendo você tirar o novo passaporte para só então dar entrada na solicitação do visto.
Caso contrário você precisará carregar o passaporte antigo fora da validade e o novo com o visto americano.
Formulário DS-160
O primeiro passo é preencher meticulosamente o formulário para solicitação de visto B-2. Acesse o site da Embaixada Americana no Brasil ou simplesmente digite Visto americano no Google e acesso o primeiro resultado.
O site pode estar em inglês. Se você tem dificuldade em entender, eu recomendo você usar o tradutor do próprio navegador.
Alguns termos podem ser traduzidos porcamente mas você será capaz de realizar todos procedimentos. Se mesmo assim você não estiver seguro, solicite ajuda de quem entenda inglês ou mesmo de um despachante profissional que conhece o site.
Na parte de vistos, toque na opção de Vistos de Não Imigrante, conforme figura acima. Vai abrir uma página com diversas informações sobre as modalidades de vistos para quem não deseja morar fixamente nos EUA. Rolando um pouco a página, vá em FORMULÁRIO DS-160.
Para dar continuidade a solicitação e preenchimento do formulário, é preciso preencher o seu país e o posto que você vai dar entrada e o código alfanumérico solicitado. Depois clique em START AN APPLICATION. e uma das três opções abaixo:
Saiba que atualmente há 5 cidades para você ingressar com este pedido de visto: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.
Na próxima página, vão ter algumas instruções e você precisa aceitar os termos. O local está sinalizado na imagem acima.
Rolando a página, perceba que já existe um número de Application ID. Anota o código ID e crie uma resposta para uma das perguntas. Esses dados devem ser guardados com muito carinho porque serão requisitados em outro momento:
Guarde com muito carinho o código gerado pelo sistema chamado Application ID. Anote à mão e printe esse código. Se você perder não vai mais poder recuperar o formulário e terá que iniciar o preenchimento novamente.
Clicando em Continuar você deverá ser encaminhado ao início do formulário:
NOTA: Não vou detalhar o preenchimento desse formulário porque não é o intuito do artigo. Aqui vamos dar informações gerais sobre a obtenção do visto americano.
NOTA 2: Durante o preenchimento do formulário, sempre salve as alterações antes de mudar de página. Isso evita que perca qualquer dado imputado durante qualquer fase do preenchimento.
Se você não iniciar e terminar, deixando para outro momento o término do preenchimento ou revisar as informações, tem como você retomar o preenchimento de onde parou.
Esta é a segunda opção lá na página inicial. Com o formulário devidamente salvo, para retomar o preenchimento, basta selecionar a opção RETRIEVE AN APPLICATION. Vão pedir seu ID e a resposta de segurança:
Mas porque eu usaria essa opção? Isso acontece com certa frequência já que o formulário é longo e cansativo. O ideal é você iniciar em um dia e ter outro dia pra rever as respostas e terminar a solicitação. Depois é só dar prosseguimento às suas respostas até terminar.
Pagamento Da Taxa e Agendamento do Pedido de Visto Americano
Para pagamento da taxa e posterior agendamento é preciso acessar um outro site. Cada pedido submetido de visto categoria B2 é cobrada uma taxa de US$ 185 (referência outubro/2024) que deve ser paga antes do agendamento.
Após completada a solicitação através do preenchimento do formulário DS-160, acesse site de Informação e Agendamento de Visto de Não Imigrante (temporário) da embaixada dos E.U.A. no Brasil.
Já na primeira página, há três opções para você escolher. Se for a primeira vez no site, clique na primeira opção que você será direcionado a uma página para cadastro que deve ser preenchido:
Clique na segunda opção “Completei o formulário de solicitação para o Visto Americano de Não Imigrante (DS-160) e preciso solicitar o visto” e em CONTINUAR.
Agora é preciso criar um registro informando as informações solicitadas. Basta preencher cuidadosamente e avançar. Não esqueça de checar os boxes dos termos e política de privacidade.
Você será direcionado a uma página de ativação da sua conta e um e-mail será enviado.
Basta acessar seu e-mail e confirmar clicando no único link disponível no corpo da mensagem:
Após confirmação por e-mail, você irá para uma página de novo solicitante para cadastrar o primeiro viajante. É preciso cadastrar todos solicitantes nessa etapa (se for mais de um) que vão juntos na entrevista.
Ao final do preenchimento do primeiro solicitante, deve aparecer um resumo para confirmação. Se estiverem todos dados certos, clique em SIM:
Neste momento o site vai te perguntar se deseja adicionar outro solicitante. É importante salientar que se você está querendo viajar em um grupo, seja família ou amigos, é interessante ingressar com as solicitações em grupo também e é aqui que você cadastra o outros membros.
E segue o mesmo procedimento para cadastro de outros solicitantes. Ao final do cadastro de todos, basta confirmar.
O próximo passo é escolher se você quer retirar o seu passaporte no CASV (Centro de Apoio ao Solicitante de Visto) ou se deseja receber em casa.
Retirar no CASV significa muito mais agilidade porque estará pronto algum tempo depois da entrevista consular. E receber em casa proporciona muito mais comodidade, principalmente aos solicitantes que não moram nas cidades das entrevistas e afirmo que também é rápido. No meu caso, eu recebi os passaportes com o visto dentro de 15 dias depois da entrevista.
Decidida a maneira da entrega do passaporte, chegou a hora de escolher a forma de pagamento da solicitação (ou solicitações) do visto.
Basicamente é possível pagar de três formas, dependendo do posto escolhido (Você pode saber maiores detalhes sobre o pagamento tocando aqui):
- Através de cartão de crédito internacional, é mais rápido e mais simples. Basta adicionar informações do cartão e clicar em confirmar.
- Cartão de débito americano: é preciso ter uma conta em um banco americano
- Há também a opção que o site chama de “espécie em dólares ou reais”, que seria através de boleto bancário ou pix.
Tanto de uma maneira quando da outra, o próprio site vai fazer a conversão para Reais e o pagamento é feito somente À VISTA.
Após isso, já é possível realizar o agendamento de todos do grupo para as datas disponíveis para a cidade escolhida. Não esqueça de imprimir as informações do agendamento e não esquecer de aparecer nos locais indicados. Seja pontual porque eles não toleram atrasos nem faltas.
Coleta de Digitais e Foto no CASV
Quero lembrar NOVAMENTE que se você está pretendendo viajar em um grupo ou quer tirar o visto da família toda, deve realizar o agendamento de todos juntos, no mesmo posto de atendimento a no mesmo horário.
Há CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) em todas cidades onde são oferecidos atendimentos para solicitação de visto. Então você deve optar pelo CASV em uma dessas cidades:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Brasília
- Recife
- Porto Alegre
Dependendo do posto escolhido e do período, é possível agendar CASV no mesmo dia da entrevista, mas isso pode variar. É bom ficar atento quanto a isso senão vai precisar ir duas vezes até uma das cidades acima.
Chegado o dia e horário agendado, leve todos documentos pertinentes, passaportes atual e antigo (se houver).
A partir daqui eu vou relatar a minha experiência. Não sei se o processo é idêntico em todas as cidades. Eu solicitei o visto no consulado de SP.
É tudo bem organizado apesar do número alto de solicitantes. Alguém revista todos na entrada para garantir que ninguém entre armado e faça alguma besteira por lá.
Um funcionário (brasileiro) confere os documentos, horário e te recomenda uma das filas. No horário agendado, eles soltam todos que estão aguardando e todos se deslocam em fila indiana até um outro ponto, onde há dezenas de cabines para coleta das digitais e fotos.
Um a um vão chamando para as cabines livres. O agente pede seu passaporte e confirma seus dados. Depois ele pede pra você colocar alguns dedos em uma espécie de scanner onde são coletadas suas digitais.
Logo depois ele pede pra você se preparar pra foto. Não há possibilidade de ver a foto e pedir pra tirar outra e é exatamente por isso você vai odiar a foto quando receber o visto.
Depois da foto, o agente pergunta se você optou por receber o passaporte com visto em casa ou se vai retirar no CASV. Caso você tenha optado por receber em casa, ele deve confirmar o endereço de entrega e colar um adesivo na parte de trás do seu documento internacional de viagem.
Depois disso você estará dispensado e pode ir embora. Esse primeiro dia não deve demorar mais que 30 minutos.
Entrevista: O próximo Passo para Tirar o Visto Americano
A próxima e mais temida etapa é a entrevista com o agente consular. Lembrando que menores de 14 e maiores de 79 anos são dispensados da entrevista. Pessoas que pretendem renovar visto válido ou vencido até 12 meses também estão liberados desta etapa.
A pessoa que faz a entrevista com você é um agente não um cônsul, como se ouve por aí. Há muitas informações na internet dizendo que você será entrevistado pelo cônsul e, na verdade, você não deve nem ver a cara do cônsul e sim de um agente do consulado, nada mais!
Esse agente é americano que faz toda força do mundo pra falar português e te atende através de umas cabines blindadas e falam por um microfone, mas vamos explicar certinho desde o começo.
Chegando ao Consulado ou Embaixada no dia e horário marcados, você passará por um rigorosa revista por guardas armados e bem preparados. Percebe-se que o rigor da segurança é muitoooo maior no consulado que no CASV, porque os consulados e a embaixada é como se fosse uma porção de território americano aqui no Brasil.
Os endereços da embaixada e dos consulados são esses (sujeito a mudanças, confirme no site):
- Embaixada dos EUA em Brasília – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03 70403-900 – Brasília, DF – Fone (61) 3312-7000
- Consulado dos EUA em Porto Alegre – Av. Assis Brasil, 1889 Passo d’Areia – Porto Alegre – RS – Fone (51) 3345-6000
- Consulado-Geral dos EUA em Recife – Rua Gonçalves Maia, 163 – Boa Vista 50070-060 – Recife, PE – Fone (81) 3416-3050
- Consulado-Geral dos EUA no Rio de Janeiro – Av. Presidente Wilson, 147 – Castelo 20030-020 – Rio de Janeiro, RJ – Fone (21) 3823-2000
- Consulado-Geral dos EUA em São Paulo – Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antônio, São Paulo- SP, 04709-110 – Fone (11) 3250-5000
Depois da averiguação dos documentos e revista, você será conduzido para uma fila única conforme o horário agendado.
Depois passará por uma sala blindada com detector de metais. Lembre-se de que não pode entrar com celular (nem mesmo desligado), câmera fotográfica e outros eletrônicos. Cintos e outros metais também não são bem-vindos. Então já deixa esses eletrônicos no carro, com alguém do lado de fora ou terá que pagar um guarda-volumes terceirizado que há por lá.
Passando pela segurança você será informado que o passaporte terá que permanecer sempre em mãos e será direcionado a uma outra fila onde aguardará a entrevista.
Conforme os guichês vão ficando livres, eles vão chamando os grupos que estão na fila.
Lembre-se: se você estiver solicitando visto em grupo, todos do grupo devem ir juntos ao mesmo guichê.
A sensação é um pouco estranha e embaraçosa porque no guichê o microfone é bem alto, então podemos escutar toda conversa de quem está sendo atendido. Vemos pessoas saindo chorando de alegria e tristeza com suas solicitações de vistos negadas ou aprovadas. Isso aumenta consideravelmente nossa ansiedade conforme vai aproximando nossa vez.
Já no guichê, o agente consular pode fazer uma série de perguntas sobre seus estudos, trabalho, financiamento da sua viagem, planos e intuito da viagem.
Não existe um padrão sobre as peguntas. Não é um roteiro definido, mas existem muitos relatos na internet que vão te dar uma boa noção.
No meu caso, a agente fez perguntas específicas sobre meus planos de viagem, sobre nossas ocupações atuais e sobre nossa situação financeira atual.
O importante é tentar manter a calma (mesmo sentindo que seu coração vai sair pela boca) e mostrar firmeza em cada resposta. Americano odeia enrolação. Ainda mais um americano que vai atender dezenas de pessoas no mesmo dia.
Então se ele perguntar onde você trabalha, responda o nome da empresa e nada mais. Se ele perguntar onde você trabalha, não precisa responder há quanto tempo está lá.
Se ele perguntar há quanto tempo vocês são casados, não precisa contar a história do romance desde o primeiro beijo. Lembre-se: seja objetivo e claro.
Seguem alguns exemplos de respostas.
“Onde você trabalha?” – Empresa X.
“Há quanto tempo trabalha lá?” – Y anos.
“Vocês são casados há quanto tempo?” – z anos.
“Quais são os planos da viagem?” – Viagem de férias em família.
Ao final do interrogatório, o agente deve dar o retorno:
– “Parabéns! Seu visto foi aprovado”. E ele deve reter os passaportes de todo o grupo para emissão do visto além de te dar um papel com algumas informações úteis.
A outra possibilidade é ele negar. E isso é terrível porque você perdeu tempo e dinheiro. E vai precisar começar tudo de novo para tentar de novo.
– “Infelizmente seu visto foi negado. Nesse papel constam todas informações importantes pra você”. E ele vai te dar o temido papel rosa.
Essa folha de papel rosa é a concretização da negação do seu visto e onde são descritas em bom português as possíveis razões da negação.
Se deu tudo certo (E e torço para que dê), é só aguardar que o seu passaporte será enviado pra onde você informou ou estará disponível para retirada em alguns dias.
Entrega do Passaporte Com Visto Americano
Se tudo deu certo até agora, em uns poucos dias você já pode conseguir retirar o passaporte no CASV que iniciou o processo.
Se você optou em receber o passaporte, ele deve chegar em sua casa cerca de uma semana após a entrevista.
Aí você já pode respirar aliviado e iniciar seus planos para conhecer o United States of America e contar pra todos que você conseguiu o visto.
Importante salientar que o visto é o início de qualquer viagem a turismo para os EUA. Não é recomendado fazer planos, cotações, compras de passagem aérea, hospedagem ou qualquer coisa relacionada a viagem antes de ter seu visto em mãos.
Viu só?! Não é tão difícil quanto pintam por aí. Basta você ser sincero nos seus planos. Eles percebem o menor sinal de fraude ou má intensão nos seus planos de viagem e então eles vão negar o seu pedido de visto.
Eu continuo torcendo para que dê certo pra você como deu pra mim e que você tenha oportunidade de conhecer o país.
E aí?! Gostou do que leu aqui? Então quero te fazer um convite especial.
Tem muito mais dicas com preços e vlogs de viagens nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens.
Um abraço e boa viagem.
Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro:
PASSAGEM AÉREA > Aqui você pesquisa as melhores passagens aéreas. É realmente muito prático e barato.
HOSPEDAGEM > Aqui você reserva sua hospedagem com melhor preço com dois ou três cliques e sem cartão de crédito.
SEGURO VIAGEM > Toque aqui para cotar. Você vai ver que é baratinho e evita muita dor de cabeça.
ALUGUEL DE CARROS > Aqui você aluga carro sem dor de cabeça.
CHIP DE INTERNET > Saia com internet já do aeroporto.
IMPORTANTE:
Se você contratar qualquer serviço dos parceiros da Turiste-se através desses links acima, o blog recebe uma pequena comissão e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos. A Turiste-se conta com isso.