Por que não passar um fim de semana de descanso na terra da Porcelana Azul e Branca? Foi isso que pensei ao propor a minha mulher uma nova “miniviagem” ao sul de Minas.

Moramos em Campinas, a cerca de 100 km de Monte Sião. Pegamos a estrada bem cedo, logo às 8 horas da manhã de um sábado. Percurso com vias seguras e sem estresse.

Saímos de Campinas pela Rod. Adhemar Pereira de Barros SP-147 (vulgo Campinas-Mogi) e viajamos até Mogi Mirim. Quando passamos pela Eaton, pegamos a saída a direita pra Rod. Pref Jamil Bacar, sentido Itapira.

Mais alguns quilômetros e chegamos à simpática cidade de Lindóia (há um caminho direto pra Águas de Lindóia, mas não usamos). Gosto de passar em Lindóia, cidade que relembra minha infância. Eu amo essa cidade.

Passamos bem no meio de Lindóia, em sentido a Águas. O caminho também passa bem no meio de Águas, ao lado do Thermas Águas de Lindóia.

Chegou a hora de passar a divisa dos estados (sim, isso me dá felicidade porque A-D-O-R-O Minas Gerais.). Entrando em Minas, já percebemos o ar fresco e a paisagem bucólica tradicionais desse estado.

Mais alguns quilômetros e… chegamos, enfim, à cidade das malhas.

Rua principal de Monte Sião

Logo de cara, percebemos que há malharias pra tudo que é lado. Tirando algumas confecções que vendem a “invasão das mercadorias chinesas”, há ainda diversas pequenas malharias locais que comercializam ótimos produtos a preços competitivos.

Vemos muitas vans de turistas de outras cidades que vão até lá só pra comprar (alguns pra revender, outros pra uso próprio mesmo).

O Hotel Vivas

Fomos ao hotel fazer o check-in e deixar as malas. Ficamos no Vivas Hotel (Av. das Fontes, 633 – Parque Dona Antonieta, Monte Sião).

Não é tão perto do centro, mas é de fácil acesso. O lugar tem cara de que foi construído (ou reformado) há pouco tempo. Tudo novo e bem conservado.

A atenção despendida pelos funcionários eu não vou nem comentar! Desde o primeiro contato, sempre todos foram extremamente atenciosos com tudo.

Vista do Quarto

Deixamos as malas na arrumada suíte no último andar (detalhe para o elevador panorâmico) e já saímos direto ao centro comercial.

Como uma típica cidade interiorana, no centro da cidade, que é bem arrumadinho por sinal, há uma catedral e uma praça. As árvores são podadas em formato de bichos: tem coelho, elefante, cachorro… Sentamos na praça por um instante e confesso que precisei usar muito a imaginação pra tentar deduzir alguns bichos.

Saímos de lá andando pra conhecer as lojas no entorno. Pode ser feito tudo a pé mesmo. Se você gosta de roupas e acessórios, irá se divertir por lá.

Depois pegamos o carro (mas nem precisava) e fomos à loja da fábrica de queijos chamada Sônia (Av. Presidente Getúlio Vargas, 35, Monte Sião), onde são vendidos queijos, doces, pimentas, biscoitos, geleias e… mais queijos.

Fizemos uma singela compra e fomos direto à fábrica de Porcelana Azul e Branca (R. Sete de Setembro, 436 – Centro, Monte Sião).

Não é uma loja grande, mas encanta pela simplicidade. Todos lá deixam claro que é a ÚNICA FÁBRICA DE PORCELANA AZUL E BRANCA DO BRASIL. Isso fica visível em todo canto.

Em determinados dias, é possível entrar na fábrica e conhecer a produção das louças. Todas peças são pintadas à mão, uma a uma. Por isso não há duas peças iguais. Isso ajuda muito a magia do lugar e das porcelanas.

No final da tarde, retornamos ao hotel pra um shower e pesquisamos um lugar pra jantar.

Todos com quem conversamos nos indicaram Águas de Lindóia. “É lá que ficam os melhores restaurantes”, disseram.

Vox Populi, Vox Dei’! A voz do povo é a voz de Deus.

Pegamos o carro e fomos ao elegante Café Bitrô e Restaurante Marrocos (Av. das Nações Unidas, 145 – Centro, Águas de Lindóia).

Desculpe o palavreado: mas puta restaurante bonito e gostoso! Jesus! Comida boa a preços acessíveis. Se você é de uma cidade um pouco maior, vai até estranhar os preços de lá.

Pedimos alguns pratos típicos da culinária árabe, bebemos uns refrigerantes e deixamos o lugar.

Bora pro hotel que amanhã tem mais!

Domingo

Acordando no domingo, fomos ao mezanino do hotel para o café da manhã. Fomos recebidos por um senhor extremamente simpático e divertido. (Queria lembrar-me do nome dele, mas cometi a incrível injustiça de esquecer).

Comemos como se estivéssemos ‘preso por uns dois anos’. Pães, bolos, café, leite, suco, queijos… Tudo feito pela cozinheira que merecia ser aplaudida de pé.

Como era Dia de Reis (06 de janeiro), o maître nos ofereceu um pedaço de um naked cake no qual havia uma imagem da Nossa Senhora da Medalha, padroeira da cidade e pela qual todos têm um carinho especial.

Nós não fomos contemplados com a medalha nos pedaços que comemos, mas fomos contemplados com a simpatia de todos dali.

Fizemos check-out e retornamos ao centro da cidade para dar mais uma volta e nos despedirmos desse cativante lugar.

No retorno, paramos na loja de doces Queijo Bom (Av. Monte Sião, 750, Águas de Lindóia – SP) para terminar de comprar aquelas coisas gostosas que nos engordam mas nos deixam felizes.

No caminho de volta correu tudo bem. Foi um fim de semana intenso e incrível.

Portanto, se você tem uns dias e uns trocados sobrando, vá conhecer Monte Sião. Se você já conhece, volte. Descubra as belezas e a simpatia daquele lugar. Você não vai se arrepender. Serão dias de descanso e tranquilidade.

Eu mesmo devo voltar pra lá em breve porque há muitos outros pontos turísticos que preciso conhecer. Ouvi falar de um Mosteiro que abre aos sábados de manhã e onde há atividades voltadas ao aconselhamento espiritual. Um dia eu volto pra contar como é por lá.

Gostou do que leu nesse artigo? Então quero te fazer um convite.

Tem muito mais viagens da Turiste-se nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens. Bora viajar?

Um abraço e até a próxima.

Boa viagem.

Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro

Clique aqui para reservar seu Hotel, Passagem Aérea ou Pacotes com a HURB. Os preços são incríveis e não tem dor de cabeça nenhuma.

Clique aqui para ter Seguro Viagem com a SEGUROS PROMO. É muito útil e seguro e em alguns países é obrigatório.

Clique aqui para Alugar carro na RENTCARS. É muito mais confortável e seguro. << Tenha 5% de desconto usando o cupom TURISTESE5

IMPORTANTE:

Se você contratar qualquer serviço dos parceiros do Blog Turiste-se através desses links, o blog recebe uma pequena porcentagem e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos. A Turiste-se conta com isso.

Idealizador e administrador do Blog Turiste-se, eu sou funcionário público, professor de matemática em conteúdos digitais para concursos e preencho meu tempo livre com alguma viagem em busca de encontrar meu "verdadeiro eu". Enquanto não o encontro, continuo procurando desenfreadamente em todos lugares possíveis. Certa vez perguntaram a um viajante assíduo qual foi a sua melhor viagem. E ele sabiamente respondeu: a próxima. Sempre penso nisso antes de me ajeitar no sofá e assistir a vida passar. Então vem descobrir o excitante desconhecido junto comigo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui