Dicas Para Dirigir nos Estados Unidos

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Descolar um carro para viajar por algumas cidades americanas pode significar uma enorme comodidade e liberdade. Se você for a cidades como Orlando, aí que o carro se torna algo essencial. Por isso eu resolvi escrever um artigo completo sobre todas as dicas para você dirigir nos Estados Unidos.

É nesse ponto que muitos turistas ficam reticentes em pilotar um carro em locais desconhecidos como pelas estradas e ruas americanas. Mas eu te garanto que não há muito mistério e se você tomar alguns cuidados, sua viagem se torna segura e muito mais divertida..

É preciso falar Inglês para dirigir nos EUA?

Aprender Inglês - Turiste-se

Nenhuma legislação de nenhum estado impõe que é necessário saber inglês para conduzir um automóvel na “Terra do Tio Sam”, mas eu te digo que você precisa saber interpretar palavras básicas.

Imagina que você não conheça a palavra “turn”, então pilotar pode ser tornar um problema. Como um dicionário rápido, garanta que você conheça ao menos as palavras a seguir:

  • Left: Esquerda. Muito usado em placas e sinalização de chão para designar faixas (em inglês: lanes) exclusivas a quem deseja virar à esquerda.
  • Right: idem a Left, porém à direita.
  • Only: Somente. Usada para mostrar alguma exclusividade como, por exemplo, SOMENTE esquerda, SOMENTE veículos oficiais ou SOMENTE carros autorizados ou ainda SOMENTE ÔNIBUS.
  • Speed Limit: Limite de velocidade, consta em inúmeras placas que indicam a velocidade máxima da via.

Posso Dirigir Nos EUA Com Minha CNH?

Como dirigir nos EUA Orlando Miami - Turiste-se
Tucson novinha. Este foi o carro que aluguei em Orlando

A resposta é tão simples quanto curta: Sim! Você pode usar sua CNH emitida no Brasil, que deve estar dentro do prazo de validade e, junto com o passaporte, poderá dirigir em qualquer rua americana por um período de até 180 dias.

E não! Você não precisa ter uma PID (Permissão Internacional para Dirigir). Segundo uma convenção internacional, da qual Estados Unidos fazem parte, o documento de habilitação emitido aqui serve para condução de carros de passeio lá.

Isso não significa que você não deva ter uma PID, já que é recomendada em toda condução fora do Brasil. Entendeu né? PID não é obrigatória, mas é recomendada.

Quando Estiver Dirigindo…

Alugou o carro e pegou o carro no pátio da locadora. Começa a mexer nos botões e descobre que o velocímetro (sempre digital) pode ser alterado de “milhas por hora” para “km/h”. Esse é o maior erro que os motoristas brasileiros cometem ao dirigir nos EUA.

CONFIRA: ESSES SÃO OS MELHORES HOTÉIS EM ORLANDO E REGIÃO

A medida oficial, todas indicações, placas de sinalização… tudo por lá é medido em milhas por hora e se você alterar seu velocímetro para outra medida, vai se perder nos limites de velocidade, aumentando muito a chance de multa ou de uma abordagem policial.

Imagina você ver uma placa de “Speed Limit 55” e olhar para o seu velocímetro a 110 km/h. E agora? Você está acima ou abaixo do limite? Difícil responder né? Nesse caso estaria bem acima já que 55 milhas por hora correspondem a um pouco menos de 90 Km/h.

Outra grande dica é manter seu GPS em quilômetros mesmo porque é mais fácil você ter a noção de que uma saída fica a 2 km ou 1 milha?

Outro ponto que merece destaque é quando estiver navegando pelas ruas americanas, esse fato fica mais evidente em Orlando, mas você vai perceber que o GPS mostra as entradas dos estacionamentos das lanchonetes, malls e mercados como as saídas de uma rua normal. Com isso tem a chance de fazer como eu fiz e acabar entrando em muito estacionamento achando que era rua.

Está inseguro em dirigir um automático? Você vai precisar se adaptar a isso, já que 99% dos carros disponíveis para aluguel são automáticos. Se você fizer muita questão de passar as marchas manualmente, terá que desembolsar um valorzão a mais já que os manuais são esportivos e mais caros.

Pedágios nos EUA

Sobre os pedágios, comuns em muitas rodovias americanas, há o E-pass ou Sun Pass que é o “Sem Parar” americano. Quando alugar um carro, peça o token do Sun Pass para poder passar nos pedágios sem precisar parar.

Hpa ainda o PlatePass / EToll / TollPass / HTA que são sistemas automáticos, mas que não utilizam tag. QUando você passa em uma faixa para cobrança automática do pedágio, o sistema tira uma foto e envia diretamente para a locadora, que deve te cobrar na devolução ou do calção.

Não importa o método de cobrança automático adotado pela locadora, isso, além de salvar um bom tempo na viagem, evita multas por evasão e dor de cabeça.

Respeite as Leis e a Sinalização

Regras de Trânsito Estados Unidos Orlando Miami - Turiste-se

Você pode até achar que outros carros estão rodando acima da velocidade, mas não se importe e NÃO ULTRAPASSE O LIMITE DE VELOCIDADE. As autoridades americanas não toleram abusos como vemos no trânsito brasileiro.

Quanto às leis de trânsito, existem também dois pontos que o brasileiro estranha quando está por lá:

  • não é obrigatório o uso do farol baixo na estrada durante o dia.
  • Pelo menos na Flórida, não é obrigatório o uso de cinto de segurança para pessoas no banco de atrás nem de capacete pelo motociclista que roda em ruas dentro da cidade.

Parece um retrocesso, eu sei, mas eles lidam bem com isso.

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Não estacione em vagas exclusivas aos portadores de deficiência ou idosos. A multa é bem pesada e você vai se arrepender amargamente de ter deixado o carro nessas vagas por “5 minutinhos”.

Em algumas rodovias americanas, você pode levar multa também por trafegar abaixo do limite de velocidade. Nesses locais, há placas indicando para não fazer isso.

Respeite a Sinalização

As ruas americanas costumam ser abundantes em sinalizações. Portanto você não deve se preocupar porque saberá com precisão se uma manobra é ou não proibida. A seguir, listo algumas das manobras que podemos estranhar mas que são permitidas por lá:

U-Turn: Conversão em “U”. Talvez a maior facilidade, que deixa o trânsito mais livre e dinâmico é a “conversão em U”, comuns em avenidas com canteiro central. Enquanto no Brasil o retorno é longo e complexo, nos EUA basta aguardar na margem mais a esquerda e fazer a conversão com segurança.

Faixas “ONLY”: É comum que as faixas mais a direita ou mais a esquerda são exclusivas para quem vai virar. Fique atento nas sinalizações para não entrar nessas faixas se quiser seguir reto. E se entrou nas faixas only sem querer, não queira ser esperto e voltar para uma faixa de quem vai seguir reto. Americano não costuma tolerar espertinho no trânsito.

Conversão livre a direita: Na maioria dos cruzamentos é possível realizar a conversão a direita mesmo com o semáforo fechado. Para isso é preciso parar totalmente o carro antes da faixa, olhar para os dois lados e certificar-se de que não há pedestres e entrar com cuidado, afinal o trânsito da rua perpendicular está aberto.

“No Turn On Red”: Essa placa proíbe expressamente a conversão com o sinal fechado. É exatamente o oposto da conversão livre. Provavelmente isso acontece devido ao alto número de carros em alta velocidade e ao alto risco de acidentes. Portanto a conversão é livre desde não tenha essa placa.

Stop é Stop: Nos cruzamentos, você vai reparar que pode haver a placa de PARE nos quatro lados. Sim. Qualquer carro que chegue nesse cruzamento é obrigado a parar. E quem chegou antes, sai antes.

Lembrando que é preciso parar, não pode só diminuir a velocidade. Se um policial te flagrar sem parar em um STOP, pode te abordar e te multar por furar o cruzamento.

Abastecendo o Carro nos EUA

Bomba de Posto de Gasolina Estados Unidos Orlando Miami - Turiste-se

Que não existe frentista, isso você já sabe porque sempre viu nos filmes, certo? Agora que você paga antes do abastecimento, na conveniência do posto, isso era novidade até para mim.

Você estaciona o carro em frente a uma bomba, se atentando quanto ao lado da boca do tanque (as mangueiras são pequenas e não alcançam o outro lado). Para verificar o lado do tanque, basta ver no painel. No lugar indicador do nível de combustível, você verá uma seta apontando o lado correto.

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Aí você desce e se dirige ao caixa da conveniência, informa o valor a ser abastecido e o número da bomba.

Por exemplo: – “Twenty dollars on pump 4, please.” Ou seja Vinte dólares na bomba 4.

De volta à bomba, quase sempre há 3 opções de qualidade de gasolina. Basta escolher a que melhor te atenda (em carros alugados abasteça com a mais barata), coloque o bico da bomba no tanque e acione o botão. O abastecimento será interrompido quando o tanque estiver cheio.

Caso o tanque seja preenchido antes de alcançar o valor pago antecipadamente, basta voltar a conveniência e solicitar o troco da bomba em questão, apresentando o comprovante de pagamento.

Dirigir nos Estados Unidos, seja em Orlando ou em Miami representa um desafio, que ao meu ver, é mais simples que aqui no BR. É um trânsito mais educado e sensato. Se você dá seta, consegue entrar com muita tranquilidade.

As rodovias, ruas e avenidas são muito bem pavimentadas e sinalizadas. Faz com que muito turista brasileiro volte a ter prazer em dirigir.

Então a minha opinião é: vai na fé. Alugue um carro e saia dirigindo tranquilamente pelas ruas americanas sem medo de ser feliz.

E aí?! Gostou do que leu aqui? Então quero te fazer um convite especial.

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Um abraço e boa viagem.

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Marco Baccaglini
Marco Baccaglini
Apaixonado por viagens, tecnologia e criação de conteúdos. Sedento de experiências e momento em família. Perguntaram ao velho sábio qual seria a melhor viagem de sua vida. Ao que ele respondeu: - A próxima!

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