O momento mais esperado por muitas pessoas é os períodos de férias. E nesses períodos uma boa opção para relaxar alguns dias é fazer uma bela viagem com a família, com amigos ou até sozinho. E para te ajudar a identificar qual é a diferença entre os tipos de acomodações nos mais variados tipos de hospedagens, eu decidi escrever esse artigo passando um pouco da minha experiência de viagens.
Antes de mais nada, eu preciso te informar que não existe só um tipo de hospedagem ideal para você. Para decidir isso você precisa levar em conta diversos fatores na sua viagem. Vai haver criança pequena? Quantas pessoas é o seu grupo? Qual é o tipo de destino? É praia ou montanha? Enfim, há dezenas de fatores relevantes que devem ser considerados na escolha da hospedagem.
Posto isso, podemos parar de enrolação e irmos diretamente ao assunto. Quaias as diferenças entre os tipos de hospedagens e qual é a melhor para você? Vamos lá?
Hostels (Albergue)
Esse sem dúvidas é um dos tipos de acomodação mais baratos que existe. São construções mais simples, menores, normalmente em excelentes localizações onde há espaços compartilhados por todos os hóspedes.
O mais comum é ter quartos compartilhados, com beliches e armários com trancas para armazenar as coisas dos viajantes. Existem também quartos privativos onde apenas ou banheiro é compartilhado ou nem isso pois já existem espaço exclusivos em albergues mais refinados.
A temática dos hostels costuma ser bem jovial, com festas que incentivam a interação entre hóspedes. É um lugar ótimo para descolar novos amigos e quem sabe já arrumar parceiro ou parceira para a próxima viagem.
O ponto negativo é para aquele viajante que não deseja interação e não quer barulho ou ser incomodado. O hostel foi feito para viver em comunidade bem intensamente. Se quer privacidade, não quer ninguém entrando no quarto de noite, então procure outros tipos de acomodação.
Bed And Breakfast
Ainda muito tímido no Brasil, esse tipo de acomodação consiste no compartilhamento de espaços em casas particulares que oferecem a pernoite e café da manhã (daí os nomes bed = cama e breakfast = café da manhã).
CONFIRA AS MELHORES HOSPEDAGENS PELO MENOR PREÇO POSSÍVEL
Como o nome sugere, o viajante tem a sua disposição apenas uma cama e café da manhã. É ideal para quem não costuma passar tanto tempo na hospedagem. Vai lá apenas para dormir, acordar e se alimentar para sair.
É um tipo de acomodação muito comum na Europa e Estados Unidos e sem dúvidas é uma excelente opção para quem deseja poupar uns trocados.
CURIOSIDADE: Esse conceito deu origem a maior plataforma de aluguel de espaços compartilhados do mundo: o Airbnb. O nome da startup é formado pela palvra air = ar e Bnb que seria a abreviação justamente de bed and breakfast.
Couch surfing
É uma rede social com intuito de unir pessoas que disponibilizam seus sofás gratuitamente para viajantes desconhecidos.
O ato de receber pessoas de outras culturas costuma enriquecer a experiência tanto do anfitrião quanto do viajante.
A ideia aqui é que o anfitrião sirva como um guia informal para o viajante que dorme no sofá e compartilha outros espaços da casa.
Há relatos de choques culturais muito grande que podem gerar situações desconfortáveis, mas que são contornados com muito bom humor.
Quem procura esse tipo de serviço está apto a se jogar na experiência então os pontos contras são pequenos em relação aos benefícios. Além de barato (ou gratuito) é uma forma de conhecer a cultura sob a ótica do anfitrião, normalmente um local.
Pousada Pequena
Outra opção mais intimista são pousadas familiares. Eu particularmente gosto muito dessas pousadas porque o tratamento costuma ser ótimo e personalizado. A atenção desprendida ao hóspede é muito mais intensa e afetuosa.
Outro grande atrativo desse tipo de acomodação é o preço. Hospedagens menores costumam ser mais baratas e oferecer serviços diferenciados a preços mais competitivos.
Essa é uma opção boa para famílias que desejam um serviço mais exclusivo e intimista, sem abrir mão do conforto e de serviços excelentes.
Hotéis de Grandes Redes (ou Grandes Hotéis)
As grandes redes hoteleiras estão espalhados no mundo todo. Com grandes empreendimentos, esses hotéis oferecem serviços padronizados a preços mais em conta. Um grande exemplo disso são as redes Marriott International, Accor, Wyndham e Hilton.
Essas grandes redes possuem programas de fidelidade. Então se você sempre se hospedar em uma das unidades da rede, é possível ganhar algumas noites gratuitas. Funciona mais ou menos como milhas do cartão de crédito.
Esses hotéis atraem pessoas que desejam bons serviços e estão dispostas a se hospedarem em locais mais comerciais, sem tanta identidade. Essas acomodações são mais neutras, mais informais e sem tanta personalização dos serviços. Por outro lado o serviço costuma ser completo e de ótima qualidade, muitas vezes padronizado no mundo todo.
Atendentes prestativos, recepção 24 horas, restaurantes, bares e lazer completam a experiência do usuário nessas grandes redes.
Resorts
Nossa lista não poderia deixar de compreender os hotéis luxuosos. Se você tem uma boa verba de viagem e quer relaxar enquanto desfruta dos lugares mais lindos, mais bem localizados e com serviços exclusivos, então o resort pode ser uma ótima opção.
Para quem tem crianças pequenas, os resorts tem monitores que entretém os baixinhos enquanto os pais tomam uma caipirinha na piscina.
CONFIRA AS MELHORES HOSPEDAGENS PELO MENOR PREÇO POSSÍVEL
Os preços são mais salgados, mas o investimento compensa. Em destinos praianos, esses grandes hotéis costumam ser “pé na areia”, o que torna a experiência ainda mais fascinante.
Esse tipo de acomodação é ideal para aqueles que querem aproveitar ao máximo a viagem de férias. Ideal para quem viaja pouco (uma ou duas vezes por ano), mas quando viajar deseja que seja “A Viagem” sem nenhum tipo de preocupação.
Os resorts sem dúvidas são a resposta perfeita para a palavra “férias”.
Airbnb
Nos últimos anos, o site Airbnb explodiu no Brasil e no mundo oferecendo hospedagens de todos os tipos. Eu vejo várias grandes vantagens em ficar hospedado em uma casa particular.
A experiência pode ser muito diferente. É comum encontrar hospedagem que é um veleiro ancorado em algum porto pelo mundo. Ou um iglu em um gramado no quintal de uma residência. Ou uma casa na árvore. Ou uma cabana no alto de uma montanha. Então no site é possível encontrar diversas acomodações inesquecíveis.
Muito mais conforto e economia. O fato é que ao alugar um espaço inteiro, na casa há cozinha completa a disposição do hóspede. Portanto é possível fazer churrascos ou mesmo cozinhar pratos elaborados durante a viagem. Isso poupa bastante dinheiro com jantares e outras refeições no destino.
Depois que nossos pequenos viajantes, nossos filhos Henrique e Rebeca chegaram, priorizamos hospedagens de Airbnb por isso. Dava o horário, eles dormem e nós tínhamos o restante da casa para acesso. Poderíamos cozinhar, tomar um vinho ou assistir televisão sem incomodá-los, diferente de um quarto de hotel.
Outro grande benefício é poder viver um pouco como nativo daquele destino. Quando fomos à Buenos Aires, alugamos um flat inteiro no bairro da Recoleta. Era um condomínio residencial, então cruzávamos com outros moradores no hall do prédio ou no elevador. Isso ajudava muito a tornar a experiência muito mais autêntica.
Mas agora me conta. Já decidiu qual é o tipo de hospedagem que mais te agrada? Então me conta aqui abaixo nos comentários qual é.
E aí?! Gostou do que leu aqui? Então quero te fazer um convite especial.
Tem muito mais dicas com preços e vlogs de viagens nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens.
Um abraço e boa viagem.
Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro:
PASSAGEM AÉREA > Aqui você pesquisa as melhores passagens aéreas. É realmente muito prático e barato.
HOSPEDAGEM > Aqui você reserva sua hospedagem com melhor preço com dois ou três cliques e sem cartão de crédito.
SEGURO VIAGEM > Toque aqui para cotar. Você vai ver que é baratinho e evita muita dor de cabeça.
ALUGUEL DE CARROS > Aqui você aluga carro sem dor de cabeça.
CHIP DE INTERNET > Saia com internet já do aeroporto.
IMPORTANTE:
Se você contratar qualquer serviço dos parceiros da Turiste-se através desses links acima, o blog recebe uma pequena comissão e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos. A Turiste-se conta com isso.