Aqui está um tipo de artigo esperado por todo mundo. O que fazer em Maragogi é a pergunta que não sai da cabeça de quem planeja uma viagem para esse paraíso tropical.

Maragogi possui muitas belezas naturais que podem ser exploradas tanto de carro particular, passeio de buggy ou passeios mar adentro. E eu vou explicar cada uma das opções logo abaixo.

Piscinas Naturais

Piscinas Naturais Maragogi-TUriste-se
Piscina natural Galés

É o passeio mais tradicional (e lindo) da cidade. Maragogi possui três piscinas naturais que podem ser conhecidas pelos visitantes:

  • Galés: a maior e mais famosa delas e fica a 6 km da costa.
  • Taocas: um pouco menor.
  • Barra Grande: um pouco mais afastada da praia central, menor e tão bonita quanto as outras.

Há uma rotatividade na exploração dessas piscinas conforme determinação local e i nível da maré. Infelizmente nem todas empresas que oferecem esse passeio são claras para informar qual piscinas que o turista deve conhecer. Procure uma das agências que oferecem os passeio às piscinas naturais de Maragogi que basicamente são de dois meios de transporte:

  • De Catamarã: uma embarcação maior, com capacidade para umas 60 pessoas e que demora cerca de 30 minutos para chegar às piscinas. Preço R$ 50 por pessoa (referência março/2020).
  • De Lancha Rápida: menor, com capacidade para até 6 pessoas e chega em menos de 10 minutos. Preço R$ 75,00 por pessoa (referência março/2020).

Se eu pudesse opinar, eu sempre vou te indicar procurar as lanchas rápidas porque elas chegam antes às piscinas (menor tempo de trânsito) e elas ficam ancoradas em um lugar com menos pessoas, mais afastado da muvucada do pessoal dos catamarãs.

As operadoras também oferecem serviços de foto subaquática, locação de máscara com snorkel e mergulho de cilindro.

Fique de Olho na Tábua Das Marés

A tábua das Marés nada mais é que uma tabela com horários de mínimas e máximas alturas da marés em um dia.

Todo dia tem duas mínimas e duas máximas. Como esses picos são espaços cerca de 12h, então só existe um pico mínimo durante o dia (já que o outro é a noite).

E os passeios às piscinas naturais só saem com marés inferiores a 0,5m e quanto mais baixa, mais bonito é. Eu recomendo ir com marés inferiores a 0,3m.

O seu passeio sempre deve sair da praia central de Maragogi cerca de 1 hora antes da mínima do dia, que pode ser a qualquer horário do dia.

Assim você vai aproveitar bem no horário com as piscinas naturais mais rasas. A duração na piscina é entre 40 minutos e 1 hora e o passeio pode combinar com outro ponto interessante como qualquer outra piscina natural ou o Caminho de Moisés.

Procure saber antes o roteiro.

Passeio de Buggy

Outro tradicional passeio em Maragogi é o buggy. Os bugueiros, como são conhecidos, estacionam seus carros na avenida principal, no centro de Maragogi e aguardam os turistas interessados.

Há diversas configurações de passeios e você deve se informar exatamente o roteiro que deve esperar. Há opções de conhecer somente o litoral norte, somente o litoral sul ou ambos, chamado de ponta a ponta.

É interessante para ter uma visão geral da cidade, mas não há nenhuma praia que não possa ser conhecida de carro, portanto se você alugou um possante, só vai precisar de buggy se realmente quiser ter essa experiência.

Com os preços a partir de 70 reais (dependendo da sua negociação), os passeios levam em torno de 3 horas e passam em diversas praias, com pausas para conhecer o mar e um rápido mergulho.

Interessante é que os bugueiros têm “convênios” com restaurantes e quiosques, então é possível fazer uma pausa para comer no meio do passeio. Outro ponto é que eles conhecem bem o local e podem propor fotos sensacionais.

Passeio de Barco Pela Orla

Passeio pela Orla-Turiste-se
Passeio de Lancha

Se uma das opções é pegar o barco e ir até as piscinas naturais, outra opção de um belo passeio por Maragogi é o passeio pela orla.

Então o barco vai passando de praia em praia. É uma perspectiva diferente da visão da praia. A combinação do verde dos coqueiros, com o branco da areia da praia e o azul do mar faz você ter vontade de nunca mais sair do barco. É simplesmente incrível.

É uma excelente maneira para você ter uma visão geral das praias de Maragogi. Lembrando que o barco costuma fazer paradas em alguns pontos para fotos e mergulho.

Caminho de Moisés (De Barra Grande)

Caminho de Moisés-Maragogi-Turiste-se
Caminho de Moisés

É um curioso banco de areia em forma de caminho com cerca de uns 20 metros de largura por mais de 1 quilômetro de comprimento que, em dias de marés bem baixas, chega até a encontrar a praia.

Esse banco, chamado ironicamente de Caminho de Moisés, atrai centenas de turistas o ano todo. Os passeios normalmente combinam as piscinas naturais e passam lá no retorno à praia.

O interessante é que tem um certa estrutura nesse caminho. Há barco que vende drinks, churrasco e até carrinho de sorvete que flutua na água.

É uma cidade no mar. Quando eu conheci o local, na volta da piscina natural, a maré não estava tão baixa a ponto de conseguir chegar a praia a pé, mas no ponto mais alto do banco era possível ficar sem molhar o pé.

É um passeio que vale a pena fazer. Fique de olho na tábua das marés e vá até a Praia Barra Grande. Quem sabe você consegue ir caminhando da praia.

Praia Barra Grande

É uma lindíssima praia que fica pertinho da região central de Maragogi. Essa praia é muito procurada por turistas que procuram um lugar calmo para curtir com amigos e família.

Há viajantes que falam que essa é a praia mais bonita da cidade. Há, de fato, um boa estrutura, com quiosques famosos e agências de passeios ao longo de toda orla.

Resumindo: Se você tiver disponibilidade, cogite passar um período nesse belo local.

Praia de Antunes

Praia de Antunes-Maragogi2-Turiste-se
Mar de Antunes

É a mais popular das praias de Maragogi. E não é a toa porque é realmente lindíssima.

Para mim é a mais bonita de Maragogi e uma das mais bonitas do mundo. A soma de areia branca e água azul clara, morna e calma dá um clima de paraíso ao lugar.

Há ainda operadoras que oferecem aluguel de caiaques ou stand-up paddle pelo preços de 35 reais por uma hora além das famosas redes para tirar fotos.

Praia de Antunes-Maragogi-Turiste-se
Caiaque em Antunes

Isso tudo sem falar dos fotogênicos coqueiros que aumenta exponencialmente a beleza da região. Mas fique atento porque pelo fato de ser a mais popular, nos períodos de alta temporada pode ter um pouco de bagunça devido a alta concentração de turista.

Alguns relatos falam em som alto e algazarras na praia. Nada que incomode o viajante, mas alguns já se sentiram desconfortáveis. O que certamente não foi minha experiência.

A praia estava com uma lotação baixa uma semana antes do Carnaval de 2020 e a praia vale cada minuto em que permanecemos por lá.

Praia de Xaréu (ou Praia da Bruna)

Segue o mesmo padrão das outras praias no entorno. Grande faixa de areia clara, mar calmo, azul e morno.

Você vai ouvir falarem dela como Praia da Bruna, fazendo alusão a visita da atriz Bruna Lombardi há alguns anos.

Um pouco mais rústica, com menor estrutura mas que atende muito bem ao visitante.

A praia tem grandes piscinas naturais, o que proporciona boas experiências quando é possível caminhar mar adentro durante as marés baixas.

Praia do Burgalhau

Outra praia bem menor, mas interessante para conhecer é a de Burgalhau.

Ela fica mais próxima do centro da cidade, a apenas 5 minutos de carro e apresenta uma relativa boa estrutura aos turistas.

Bem menor frequentada e menos conhecida, o ponto mais famoso é o Restaurante Burgalhau que oferece um bom conforto aos visitantes.

Praia de Maragogi (Praia da Vila)

Praia Central-Maragogi-Turiste-se
Praia Central de Maragogi

É efetivamente o centro da vila de Maragogi. Lá você vai encontrar um fluxo maior de pessoas e é de lá que saem a maioria dos passeios.

Com uma linda faixa de areia e um excelente estrutura, a praia oferece todo tipo de serviço, inclusive noturno. Só não espere tanta agitação quanto outras cidades nordestinas como Porto de Galinhas e Jericoacoara.

A paisagem da praia central é influenciada pelas centenas de embarcações que ficam ancoradas, prontas para realizar os passeios.

Os restaurantes, bares, e hotéis dão um toque especial ao lugar. Muitos relatos de visitantes que apontaram ela como suja.

De fato, devido a maior concentração de turistas tende a ter problemas, mas nada que incomode. O mar em si eu achei limpo e com a água igualmente bonita, mas a cidade deixa transparecer sinais de civilização.

Nada demais nem que incomode nem mesmo o turista mais crítico. Eu fiquei hospedado no centro do centro da cidade e me senti muito bem. Voltaria a me hospedar nessa região e incentivo a ficar instalado também. Ahhh!

Ia me esquecendo! Às noites tem uma feira permanente com música ao vivo alguns dias e diversas barracas com comidas diversas, inclusive as nordestinas.

Vale a pena dar uma volta por lá.

Praia do Camacho

Menos popular dentre as tops da cidade de Maragogi, a Praia do Camacho apresenta uma linda faixa de areia, com aqueles tradicionais coqueiros e estrutura simplória para os visitantes.

Vale uma visita de algumas horas para relaxar enquanto toma um ótimo drink.
A água não é tão azul porque há influência da foz do Rio Maragogi, mas isso não tira a beleza daquele lugar que parece que foi esculpido à mão.

Ponta do Mangue

Gosta de sossego e não falar com ninguém enquanto aprecia um mar de tirar o fôlego? Então a Ponta do Mangue é a praia com seu número.

Combine mar azul e areia branca. Junte com água calma e morna. Isso é a praia de Ponta do Mangue.

Região quase deserta com pouca ou nenhuma estrutura. Não há comércio local, ambulantes nem tantas pousadas. Portanto se for conhecer, não esqueça de levar suas cadeiras, comida e guarda-sol.

Praia de Peroba

Praia de Peroba_Maragogi-Turiste-se

Outra praia que encanta quem a conhece. Com um mar um pouco mais agitado, mas ainda muito convidativo, a praia tem uma boa, mas modesta estrutura para os visitantes.

Seguindo as paisagens das praias do entorno, a Peroba tem aqueles familiares coqueiros ao longo de toda areia.

Não há tanta badalação nem agitação como Antunes, por exemplo, portanto representa um local ideal para curtir a vida sem estresse.

Percebeu que as coisas para fazer em Maragogi é basicamente praia. E quem liga? Quando se tem praias como essas não é necessário mais nada.

Gostou do artigo? Espero que sim porque eu tive que trabalhar bastante, conhecendo todas essas maravilhas naturais. Mas eu juro que foi pelo amor ao blog. Eu nem queria apreciar a beleza das praias mais bonitas do país.

Tem muito mais viagens da Turiste-se nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens. Bora viajar?

Um abraço e até a próxima.

Boa viagem.

Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro

Clique aqui para reservar seu Hotel, Passagem Aérea ou Pacotes com a HURB. Os preços são incríveis e não tem dor de cabeça nenhuma.

Clique aqui para ter Seguro Viagem com a SEGUROS PROMO. É muito útil e seguro e em alguns países é obrigatório.

Clique aqui para Alugar carro na RENTCARS. É muito mais confortável e seguro. << Tenha 5% de desconto usando o cupom TURISTESE5

IMPORTANTE:

Se você contratar qualquer serviço dos parceiros do Blog Turiste-se através desses links, o blog recebe uma pequena porcentagem e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos. A Turiste-se conta com isso.

Idealizador e administrador do Blog Turiste-se, eu sou funcionário público, professor de matemática em conteúdos digitais para concursos e preencho meu tempo livre com alguma viagem em busca de encontrar meu "verdadeiro eu". Enquanto não o encontro, continuo procurando desenfreadamente em todos lugares possíveis. Certa vez perguntaram a um viajante assíduo qual foi a sua melhor viagem. E ele sabiamente respondeu: a próxima. Sempre penso nisso antes de me ajeitar no sofá e assistir a vida passar. Então vem descobrir o excitante desconhecido junto comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui