O que fazer em Pedreira é uma dúvida muito frequente. Muitos turistas associam a cidade apenas às compras de porcelanas, mas Pedreira tem muito mais a oferecer que esses simples artigos de decoração.

Praça Coronel João Pedro

Localizada no centro do centro comercial da cidade, a praça abriga a Estação da Companhia Mogiana, atualmente desativada.

No local, há uma feira de artesanato onde são vendidas peças de diversos tipos de vários artistas. Segundo informações do site da prefeitura e indicação locais, a praça toda é coberta por redes wi-fi públicas e gratuitas.

Apegado a essa praça, há um bar/lanchonete/restaurante bem tradicional da cidade onde os turistas fazem uma pausa para descansar das compras. Mas vou detalhar esse restaurante mais a frente, na seção ONDE COMER.

Estação da Companhia Mogiana

É uma edificação adaptada que fica na praça central chamada Coronel João Pedro.

Desativada há décadas, a construção, hoje incorporada ao patrimônio público, foi recém revitalizada e abriga banheiros públicos além de uma feira de artesanatos em alguns dias da semana.

Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira

Um prato cheio para quem gosta de história, o museu está instalado em um sobrado do século XIX e tem um grande acervo que ajuda a contar a história da cidade.

O interior é segmentado em áreas como medicina, transporte, porcelanas que apresentam raridades desde a época da colonização e imigração italiana passando pelo desmembramento da cidade de Amparo até as ferramentas e máquinas usadas no início da fabricação das porcelanas.

O endereço oficial é Praça Coronel João Pedro, 102.

Center Louças

Fundado em 2002, eu classificaria esse centro comercial como um mall. Um outlet das louças. É quase uma centena de lojas espalhadas por 6 corredores cobertos, porém com espaços a céu aberto, dando um “ar de mall”.

Dentre as lojas, há as especializadas em louças, porcelanas, artesanatos, esculturas, lanchonetes, lojas de decoração e de mdf.

O local tem estrutura completa para proporcionar um ótimo período de compras com estacionamento gratuito relativamente grande, banheiros e fraldário. É um bom lugar para passar um período agradável enquanto escolhe itens que devem decorar sua sala.

Para conhecer o shopping, vá até Avenida Antônio Serafim Petean, 2461 – Jardim Triunfo e permanece aberto de terça-feira a domingo das 9h às 18h.

Complexo Turístico Morro do Cristo

Localizado no alto do morro que leva o mesmo nome, há o Cristo que abraça a cidade de Pedreira. Aberto ao público sempre, o Cristo é acessível de carro ou a pé. Muitos turistas peregrinos preferem a subida a pé enquanto reforçam sua fé no trajeto de subida.

Lá de cima, é possível ter uma visão privilegiada de toda cidade e das vizinhas juntamente com a imagem do Cristo Redentor, de Nossa Senhora Aparecida além de um monumento da Revolução Constitucionalista.

O acesso ao morro é feito pela Rua Joaquim Carlos, Centro – Pedreira.

ZooBosque Municipal de Pedreira

Oficialmente chamado de Zooboque Prefeito Adolpho Lenzi, o local abriga uma parte de vegetação preservada da região juntamente com algumas jaulas de animais para apreciação.

Em uma área de mais de 30 mil metros quadrados, o zoobosque (mistura de zoológico com bosque) oferece entretenimento para adultos e crianças. É um passeio interessante para uma rápida visita.

Infelizmente preciso alertar que há relatos e mais relatos na internet retratando o abandono do local por parte do poder público. Então vá preparado para encontrar condições adversas de conservação da área. Para conhecer o local, vá até Rua Santos Dummont, 69 – 143.

Lembrando que o parque só abre aos finais de semana das 9h às 16h.

Praça Ângelo Ferrari

Localizado na região central da cidade, a cerca de 1 quilômetro do centro comercial de Pedreira, a praça é pública e abriga os mais variados eventos que acontecem na cidade. De encontro de motoqueiros até apresentações de bandas reginais: Tudo acontece nessa praça.

Local de convívio de moradores e turistas, a praça tem um grande chafariz com um belo espelho d’água em seu redor. Há também um palco, chamado de concha acústica, onde acontecem diversos eventos. Tem até um pequeno playground que diverte os mais novos.

Com uma vida noturna agitada, a praça é cercada por comércios que funcionam até tarde da noite. É um ambiente gostoso para passar algum tempo jogando conversa fora e apreciar a autêntica vida do interior.

Aos finais de semana, é possível ter um pouco de dificuldades para parar o carro, já que é muito procurada. Porém nada que assuste o turista avisado. É possível ter bons momentos por lá. Realmente vale a visita.

Para conhecer o encantador local, se dirija até Rua XV de Novembro, 917-1013.

Cantinho de Minas

Em formato de chalé suíço e localizado logo na entrada da cidade de quem vem de Jaguariúna, o Cantinho de Minas é uma loja típica de produtos da região do Circuito das Águas Paulista.

Lá você encontra variedades de doces de leite, queijos, salames, temperos, molhos, cachaças, licores e diversos itens ligados a culinária mineira.

Pra conhecer a exótica loja, vá até a Rua Wanderley, José Vicentini, 131.

Viu? Pedreira tem muito mais a oferecer que lojas de decoração.

Gostou do que leu nesse artigo? Então quero te fazer um convite.

Tem muito mais viagens da Turiste-se nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens. Bora viajar?

Um abraço e até a próxima.

Boa viagem.

Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro

Clique aqui para reservar seu Hotel, Passagem Aérea ou Pacotes com a HURB. Os preços são incríveis e não tem dor de cabeça nenhuma.

Clique aqui para ter Seguro Viagem com a SEGUROS PROMO. É muito útil e seguro e em alguns países é obrigatório.

Clique aqui para Alugar carro na RENTCARS. É muito mais confortável e seguro. << Tenha 5% de desconto usando o cupom TURISTESE5

IMPORTANTE:

Se você contratar qualquer serviço dos parceiros do Blog Turiste-se através desses links, o blog recebe uma pequena porcentagem e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos. A Turiste-se conta com isso.

Idealizador e administrador do Blog Turiste-se, eu sou funcionário público, professor de matemática em conteúdos digitais para concursos e preencho meu tempo livre com alguma viagem em busca de encontrar meu "verdadeiro eu". Enquanto não o encontro, continuo procurando desenfreadamente em todos lugares possíveis. Certa vez perguntaram a um viajante assíduo qual foi a sua melhor viagem. E ele sabiamente respondeu: a próxima. Sempre penso nisso antes de me ajeitar no sofá e assistir a vida passar. Então vem descobrir o excitante desconhecido junto comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui