Decidir o que fazer em Poços de Caldas pode não se tornar uma missão nada fácil e eu posso provar. São diversos pontos interessantes que um viajante tem de opção ao passear por esse simpático destino no sul de Minas Gerais.

Esses relatos que você vai ler abaixo são fruto da nossa última viagem à Poços de Caldas. Foi a primeira viagem oficial de mais de um dia do nosso ator-mirim da Turiste-se. Nosso filho Henrique, do alto dos seus 4 meses, já teve o privilégio de conhecer 5 destinos em São Paulo e Minas.

Esse artigo é sobre os pontos turísticos em poços de Caldas. Agora se você quer conhecer mais sobre o destino, então sugiro a leitura desse artigo aqui: Tudo Sobre Poços de Caldas. Aqui você vai encontrar todas informações relevantes para você programar uma viagem perfeita à Poços.

Agora vamos ao que interessa. O primeiro lugar talvez seja o mais emblemático da cidade. Pelo menos é o que eu mais gosto de visitar. Vamos lá? Vem viajar junto comigo.

Cristo Redentor

Cristo Redentor Poços de Caldas-MG - Turiste-se
Cristo Redentor de Poços de Caldas

Localizado no ponto mais alto da cidade, na Serra de São Domingos, o Cristo Redentor de Poços de Caldas foi inaugurado nos anos 50 e atrai muitos turistas que têm o desejo de apreciar um bela vista aérea da cidade e da região ao redor.

A exatos 1.696 m de altitude a estrutura do complexo do Cristo tem um estacionamento para alguns carros, uma lanchonete e o Cristo em si de 30 metros.

É possível acessar a base do Cristo para uma vista melhor ainda. Para subir é preciso vencer algumas dezenas de degraus de uma estreita escada, mas vale a pena.

O Cristo de Poços de Caldas é motivo de muito orgulho para a cidade já que é um dos maiores do Brasil.

Para acessar o complexo, existe uma estrada bem pavimentada onde carros e pedestres disputam espaço em meio à natureza.

Outra possibilidade é fazer uma trilha a pé de dificuldade moderada e previsão de quase uma hora, mas quem subiu garante que vale a pena.

A terceira forma de acessar o Cristo é pelo teleférico, porém está desativado desde 2019. Se informe se na data da sua viagem o teleférico voltou à operação normal.

Rampa de Voo Livre em Poços de Caldas

Rampa de Voo Livre Poços de Caldas-MG - Turiste-se
Vista da Rampa de Voo Livre

Na face oposta do mesmo morro onde está localizado o Cristo Redentor há a rampa de voo livre.

O local é acessível apenas seguindo pela mesma estrada de acesso ao Cristo, cerca de quase 1 km para frente. No complexo há um estacionamento de terra, uma lanchonete e um belo gramado para apreciar a vista de tirar o fôlego. 

Vale lembrar que essa rampa está “de costas” para a cidade de Poços. Então a visão de lá é natureza e não há cidades.

É um bom lugar para esticar uma canga no gramado e apreciar a vista enquanto os aventureiros topam um passeio de paraglider na área fechada ao lado.

O local é muito procurado no pôr do sol, quando famílias e grupos de amigos se reúnem sentados no chão para apreciar esse espetáculo diário da natureza.

Pedra Balão

Essa é uma pedra em um formato muito curioso que se equilibra sobre outras, como que se fosse colocada artificialmente por alguém, e fica dentro de um complexo na própria Serra de São Domingos, no caminho para o Cristo.

Quem vê de longe jura que tem o formato de um balão apoiado sobre outras pedras menores. 

É possível subir na pedra maior, porém não há nenhuma barreira nas laterais, então é exigido cuidado porque é alto. 

Lá de cima, ou mesmo das pedras menores juntos às laterais, a vista é linda. Vários eucaliptos e vegetação nativa circundam o local. Também há um estacionamento, outras atividades rurais e uma lanchonete com banheiros.

Essa pedra é concorrida no pôr do sol porque a vista é maravilhosa. Se deseja ver o final da tarde, procure uma pedra menor, ao lado da pedra balão, que é muito disputada e se prepare para o show natural do anoitecer.

Teleférico de Poços de Caldas

O teleférico é um meio de transporte para subir até o Cristo Redentor que se tornou uma atração à parte na cidade de Poços de Caldas.

Com 20 cabines para até 4 pessoas cada, o percurso sai do Parque Affonso Junqueira e demora cerca de 12 minutos para chegar até o Cristo, atingindo altura de até 20 metros.

É um passeio calmo e tranquilo em dias de céu aberto. Inclusive é muito recomendado para crianças de qualquer idade.

NOTA: Infelizmente o teleférico está inoperante desde setembro de 2019, quando, durante a manutenção do bondinho, um funcionário da prefeitura acabou caindo e sofrendo várias lesões. Desde então a prefeitura estuda um plano para reativar o meio de transporte com segurança. 

Parque José Affonso Junqueira

Parque José Affonso Junqueira Poços de Caldas-MG - Turiste-se
Caminhos do Parque José Affonso Junqueira

Esse é o principal parque da cidade e um dos mais bonitos. Com área verdes, muitos gramados, caminhos largos e bem cuidados além de chafarizes, o parque é ideal para um momento de relaxamento e descontração da viagem.

O espaço público é ótimo para receber crianças de todas as cidades que costumam brincar correndo pelos caminhos e gramados do parque.

O Palace Casino ao fundo ajuda no charme do local que rende belas fotos.

Praça Pedro Sanches

Praça Pedro Sanches Poços de Caldas-MG - Turiste-se
Monumento na Praça Pedro Sanches em Poços

Essa é outro exemplo de uma bela praça que fica na região central da cidade de Poços de Caldas.

Se você não se atentar, vai achar que a Praça Pedro Sanches e Parque José Affonso Junqueira são uma coisa só. 

A diferença é que essa praça é mais aberta, menos arborizada e tem alguns bonitos monumentos que fazem parte da história de Poços e de Minas Gerais.

Com muita agitação a noite, a praça conta com um coreto muito disputado por artistas locais e há comércio de todo tipo espalhados pelo local.

Há diversos bancos para as famílias descansarem enquanto curtem o cenário bucólico e interiorano típico de uma cidade mineira.

Na lateral da praça, atravessando a rua, é onde se encontra o relógio floral, uma feira de artesanato aos finais de semana e uma fonte de água sulfurosa que vou tratar mais adiante.

Na lateral oposta da praça, há uma rua com diversos trailers que vendem todo tipo de comida. Pastel, cachorro quente, salgados fritos, tortas, sorvetes e muito mais. Se estiver afim de tirar a barriga da miséria, lá é o lugar ideal.

FEARPO – Feira de Artesanato de Poços de Caldas

Essa é a maior feira da cidade de Poços de Caldas e fica localizada na lateral da Praça Pedro Sanches, mais precisamente na Praça Dom Pedro II, em frente ao Thermas Antônio Carlos.

A feira é montada e desmontada diariamente aos finais de semana e feriados e costuma estar cheia de moradores e visitantes que procuram artigos na mais diversas bancas.

Thermas Antônio Carlos

Esse é o ponto alto de uma viagem a Poços de Caldas. Conhecer o termas é revisitar a história da cidade. 

No local, são oferecidos diversas opções de banhos com a tal água termal, famosa na cidade além de outros tratamentos estéticos.

Reitero que essa é uma boa experiência e que todo visitante deveria ao menos curtir um banho de imersão nessa água a 45 graus Celsius. A pele, o cabelo e a saúde agradecem.

A expériência de visitar o Thermas Antônio Carlos começa já na entrada. O local está localizado em uma edificação com história e arquitetura incríveis. Mesmo se não quiser experimentar os serviços, entre e aprecie o teto com uma cúpula e seus vitrais coloridos. É incrível. 

O local foi visitado pela seleção campeã mundial de 1958. A construção serviu como parte da preparação antes da Copa do Mundo em que nós ganhamos a primeira estrela no uniforme canarinho. Pode ser que o Thermas dê sorte. Quem sabe. 

Mercado Municipal

A construção onde fica o Mercado Municipal de Poços de Caldas remete diretamente à cultura e culinária mineira. Entrar no prédio é como entrar de cabeça na história de Poços. 

Dentro tem lojas de todo tipo. Se você quiser encontrar uns doces, bebidas, queijos, comidas fritas e até tomar uma cerveja ou chopp geladinho ou qualquer outro produto a preços mais acessíveis, lá é o lugar.  

No segundo pavimento, que não é acessível a todo momento, há um grande espaço para apresentações que ocorrem ao longo do ano.

Relógio Floral

Relógio Floral Poços de Caldas-MG - Turiste-se
Relógio Floral

Construído na década de 70, esse relógio foi projetado por uma importante paisagista e fica na praça bem em frente ao Thermas Antônio Carlos e acabou se tornando um ponto turístico que rende belas fotos com o Cristo Redentor ao fundo. 

Com vegetações e muitas flores, o relógio é atualizado diariamente e contempla o horário atual, a data e até a estação do ano.

Parque Infantil Darcy Vargas

Parque Infantil Darcy Vargas Poços de Caldas-MG - Turiste-se
Parque Infantil Darcy Vargas

Esse não é exatamente um ponto turístico, mas acho que ainda assim cabe ressaltá-lo aqui.

Trata-se de uma área cercada, às margens do rio que passa pelo centro da cidade de Poços de Caldas e que fica junto ao Parque Affonso Junqueira.

O playground é bem aparelhado, com gramado e árvores que fazem sombra para os pais que acompanham seus filhos gastarem toda energia nas balanças, gira-giras e gangorras do local. 

Vale a visita para quem tem crianças de até uns 8 anos, caso contrário, passe direto.

Instituto Moreira Salles – Casa da Cultura

Local construído para promover a cultura na cidade de Poços de Caldas.

Ao longo do ano, o espaço é usado para vários tipos de apresentações e exposições.

A visita é interessante começando pela construção, datada do final do século 19. Consulte o site oficial do IMS para programar a sua visita. 

O local fica na Rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados.

Recanto Japonês

Você está afim de encontrar um momento de descanso e tranquilidade na sua viagem? Então o Recanto Japonês pode ser muito subestimado pelo viajante, mas pode ser a sua resposta.

Apesar de relativamente pequeno, o lugar possui uma área verde abundante com plantas ornamentais orientais e até um bonito lago com carpas. Tem também uma loja de artesanato com diversos artigos que podem interessar o visitante.

Em diversos pontos do recanto é possível tirar belas fotos para guardar de recordação.

Se estiver a fim de conhecer, programe uma visita que pode ser bem rápida.

Cachoeira Véu das Noivas

Cachoeira Veu das Noivas Poços de Caldas-MG - Turiste-se
Cachoeira Veu das Noivas

Essa talvez seja a queda de água mais bonita de Poços de Caldas. O local fica a cerca de 5 km do centro da cidade e está em um complexo de mesmo nome com estrutura bem completa.

Além da queda principal de água, há outras duas cachoeiras menores e um espaço em que os visitantes conseguem entrar parcialmente no rio.

Feira Cachoeira Veu das Noivas Poços de Caldas-MG - Turiste-se
Feira no Complexo Véu das Noivas

O complexo também conta com estacionamento grande, banheiros, uma feira permanente de artesanato e vários mirantes que rendem belas fotos. Tem também um passeio de trenzinho que circula pela propriedade.

Se afastando um pouco da cachoeira, há vários bancos sob a sombra das árvores em que os viajantes podem sentar enquanto ouvem o barulho tranquilizador da cachoeira.

Cascata das Antas

Cascata das Antas Poços de Caldas-MG - Turiste-se
Cascata das Antas em Poços de Caldas

Essa é uma cachoeira realmente grande que fica em Poços de Caldas. Através do complexo da Cascata das Antas, é possível acessar a parte de baixo da cachoeira.

Apesar de não ser permitido, em dias de pouca vazão, o pessoal pula uma mureta em busca de uma foto perfeita. 

Junto à cachoeira principal há um bosque bem preservado, com diversos caminhos para passeio. Tem também uma hidrelétrica desativada que aproveitava a energia cinética da queda d’água. Segunda informações, essa foi uma das primeira hidrelétricas instaladas no país, e foi desativada no início dos anos 1900.

Hidreletrica Cascata das Antas Poços de Caldas-MG - Turiste-se
Queda D’água próxima a Cascata das Antas

No local há um grande estacionamento, banheiros e na parte inferior há outras duas quedas de água menores que também rendem boas fotos. Uma dela é uma barragem da antiga hidrelétrica e a outra é queda natural. Em ambos lugares tem mirante para apreciar a beleza do local que é envolto em muita natureza.

Zoo das Aves

Essa é uma das atrações mais recém inauguradas em Poços de Caldas. É uma espaço grande com exposição de centenas de espécie de aves.

As crianças adoram. Apesar de a popularidade ainda estar em expansão, pode ser uma boa ideia conhecer o local enquanto ainda não se tornou popular.

O local conta com lanchonete, quiosques de diversos produtos e estacionamento. 

Fonte dos Amores

Esse é um bonito local que atrai muitos viajantes afim de encontrar a alma gêmea. 

A área é cercada por muito verde, uma pequena queda d’água ao fundo e uma escultura em mármore de um casal nu se amando. Apesar da divergência entre as lendas, o fato é que o monumento é lindo.

Há quem diga que é só beber a água dessa fonte que o amor eterno estará disponível em pouco tempo. 

Há também um orelhão temático e uma lojinha onde você encontra lembrancinhas e outros produtos da cidade.

Fonte dos Macacos

Outra fonte de água sulfurosa em Poços de Caldas. Não é um ponto turístico em si, mas vale a visita e provar a água quente que brota do chão a mais de 43 graus. Apesar de o cheiro forte de enxofre, as águas dessa fonte possuem propriedades terapêuticas que, inclusive, atraem turistas do Brasil todo.

Represa Bortolan

É uma grande área alagada que fica logo na entrada da cidade para quem vem de SP. 

No lugar há diversos restaurantes de todos os tipos, quiosques e passeio no lago como pedalinho e lancha.

É um bom lugar para passar algumas horas na companhia de seus amigos ou familiares enquanto apreciam a vida acontecendo em uma cidade linda como Poços de Caldas. 

Fábrica de Cristais Cá D’Oro

Apesar de esse fato ser pouco conhecido, Poços de Caldas é referência quando o assunto é Cristais de Murano.

A visita a uma das fábricas desses cristais é muito legal. É possível ver os vidreiros confeccionando as peças em vidro ainda em estado quase líquido.

Na realidade essas peças se tratam de uma arte antiga que começou em Murano, em Veneza, cidade italiana.

A tradição é passada por algumas gerações e atrai muita gente que deseja comprar uma peça colorida para compor a decoração de casa ou escritório. 

Além da fabrica Cá D’oro, existe uma outra também muito tradicional na cidade chamada São Marcos. Se você tiver curiosidade para ver como é feito, recomendo a visita.

Parque Temático Walter World

Esse é um dos maiores parques temático da região. Segundo informações do próprio site, o local conta com uma área de 150 mil metros quadrados. 

O local é repleto de tobogãs radicais, piscinas com e sem ondas, montanhas-russas, roda gigante, barco Viking e até um museu e zoológico. 

O ingresso é válido para o dia todo e tem algumas atrações pagas à parte. Antes de viajar para o parque, acesse o site e adquira o seu ingresso com antecedência.

Parque Municipal de Poços de Caldas

É uma grande área verde bem no meio da cidade. Apesar de pouco conhecido, o parque oferece diversas opções de atividades físicas e belos programas em família. 

O local é munido de pista para caminhada, quadra, playground e muitas árvores que geram boas sombras para apreciar bons momentos em meio à natureza.

Museu Histórico e Geográfico

Localizado em um casarão rosa bem antigo, o local conta parte da história do município de Poços de Caldas.

São dois pavimentos repletos de itens com bagagem histórica. Para quem ama estudar o passado e a evolução da sociedade então vai adorar esse local.

Fica localizado junto ao Complexo da Urca e fica aberto até às 16h.

Eu particularmente adoro museus. Inclusive acabo, vez ou outra, encontrando peças que conheci na minha infância ou juventude (apesar de eu ainda ser jovem, tá?). O passeio é especialmente legal para crianças. É muito bom ver os rostinhos indignados de conhecer itens que não faziam ideia para o que serviam.

Basílica Nossa Senhora da Saúde

Outra imponente construção religiosa, como costuma ser comum no estado mineiro.

Essa matriz conta com uma linda e preservada fachada de tijolinhos a vista e uma torre maravilhosa que rendem boas fotos.

Fica em uma praça com fácil acesso na região central da cidade. Se você tiver a oportunidade de entrar, o interior impressiona ainda mais.

Vitrais coloridos, imagens de santos e outros lugares ricos em detalhes decoram esse incrível lugar. Mesmo se você, assim como eu, não seja tão religioso, tire uns minutos da sua viagem para meditar em silêncio enquanto aprecia a beleza do recinto.

Mas e aí? Muita coisa para fazer em Poços de Caldas, não? Eu sou suspeito. Eu amo viajar à Poços de Caldas. A cidade e a região faz parte da minha infância, quando meu pai colocava a gente num carro e dirigia até o sul de Minas Gerais.

Agora me conta. Gostou de conhecer o que fazer em Poços de Caldas? Gostou do que leu aqui nesse artigo? Então quero te fazer um convite especial.

Tem muito mais viagens da Turiste-se nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens. Bora viajar?

Um abraço e até a próxima viagem.

Boa viagem.

Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro

Clique aqui para reservar seu Hotel, Passagem Aérea ou Pacotes com a HURB. Os preços e pacotes são incríveis e não tem dor de cabeça nenhuma.

Clique aqui para ter Seguro Viagem com a SEGUROS PROMO. É muito útil e seguro. Em alguns países é obrigatório.

Clique aqui para Alugar carro na RENTCARS. É muito mais confortável e seguro. << Tenha 5% de desconto usando o cupom TURISTESE5

IMPORTANTE:

Se você contratar qualquer serviço dos parceiros do Blog Turiste-se através desses links acima, o blog recebe uma pequena porcentagem e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos. A Turiste-se conta com isso.

Idealizador e administrador do Blog Turiste-se, eu sou funcionário público, professor de matemática em conteúdos digitais para concursos e preencho meu tempo livre com alguma viagem em busca de encontrar meu "verdadeiro eu". Enquanto não o encontro, continuo procurando desenfreadamente em todos lugares possíveis. Certa vez perguntaram a um viajante assíduo qual foi a sua melhor viagem. E ele sabiamente respondeu: a próxima. Sempre penso nisso antes de me ajeitar no sofá e assistir a vida passar. Então vem descobrir o excitante desconhecido junto comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui