Considerando o fato de que eu sou campineiro. Nasci e cresci em Campinas, então conhecer os pontos turísticos da minha cidade não envolve uma viagem propriamente dita. Mesmo assim eu senti vontade de retornar aos parques da minha cidade e analisar com mais atenção para escrever detalhadamente o que você, viajante, pode fazer em Campinas. E o lugar da vez foi a Pedreira do Chapadão, na região central de Campinas.

A Pedreira do Chapadão Me Faz Lembrar Da Infância

Pedreira do Chapadão Campinas 1-Turiste-se
Caminho principal da Pedreira do Chapadão

Eu moro há menos de 2 quilômetros da Pedreira e ainda assim fiquei décadas sem frequentar o lugar. Até que um dos leitores aqui do blog me perguntou sobre a tal pedreira desativada e eu não sabia o que responder.

Passada a vergonha de conhecer bem lugares como Orlando, Miami e Buenos Aires e não conhecer tão bem o quintal de casa, resolvi criar vergonha na cara e valorizar os lugares perto de mim.

Em uma bonita tarde de sábado, eu dei um pulo lá com minha família. E logo na entrada lembrei da última vez em que pisei no local. Eu tinha 8 anos de idade e fui em um show do Chitãozinho e Xororó. Não morro de orgulho, mas morro de saudades.

Como É A Pedreira do Chapadão

Logo na entrada é possível avistar um pequeno estacionamento na parte interna, porém é pequeno mesmo, com capacidade para creca de 60 carros. O lado positivo é que é perfeitamente possível parar nas ruas ao redor do parque.

Passando pela entrada principal, já tem acesso a um grande corredor onde há quiosques cobertos para uso livre, bancos e até um pequeno lago com flora e fauna bem preservados.

Seguindo pelo único caminho disponível, chega-se a um grande campo aberto e plano. Essa área é circundada por uma pista de caminhada.

Pista Corrida Pedreira do Chapadão Campinas-Turiste-se
Grande campo com Pista de Corrida da Pedreira

Interessante é reparar os paredões de rochas com mais de 30 metros de altura. É perfeitamente possível imaginar que toda essa grande área foi escavada durante os anos de exploração mineral daquela área.

No local, chamado formalmente de Praça Ulisses Guimarães há quadras de vôlei ou futebol de praia, quadra poliesportiva, playground infantil, academia ao ar livre, mirante com bonita vista e até palco para eventos.

Essa antiga pedreira desativada foi completamente revitalizada em 2013, depois de um certo período de abandono por parte do poder público. Agora eu reconheço que está linda e merece a visita do turista que vem conhecer a minha cidade natal.

Para conhecer a praça e fazer um bom passeio para a família inteira, vá até a Rua Dr. Alcides Carvalho, S/n. Jardim Chapadão. A entrada e estacionamentos são gratuitos e fica aberto diariamente das 7h às 18h.

Eu tive a felicidade de revisitar o local e ficar algumas horas ouvindo o canto dos pássaros e apreciando a bonita paisagem. E eu recomendo fortemente que se você tiver algumas horinhas sobrando na sua programação de viagem, que conheça a Pedreira do Chapadão.

Gostou do que leu aqui nesse artigo? Então quero te fazer um convite especial.

Tem muito mais viagens da Turiste-se nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens. Bora viajar?

Um abraço e até a próxima.

Boa viagem.

Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro

Clique aqui para reservar seu Hotel, Passagem Aérea ou Pacotes com a HURB. Os preços são incríveis e não tem dor de cabeça nenhuma.

Clique aqui para ter Seguro Viagem com a SEGUROS PROMO. É muito útil e seguro e em alguns países é obrigatório.

Clique aqui para Alugar carro na RENTCARS. É muito mais confortável e seguro. << Tenha 5% de desconto usando o cupom TURISTESE5

IMPORTANTE:

Se você contratar qualquer serviço dos parceiros do Blog Turiste-se através desses links, o blog recebe uma pequena porcentagem e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos.A Turiste-se conta com isso.

Idealizador e administrador do Blog Turiste-se, eu sou funcionário público, professor de matemática em conteúdos digitais para concursos e preencho meu tempo livre com alguma viagem em busca de encontrar meu "verdadeiro eu". Enquanto não o encontro, continuo procurando desenfreadamente em todos lugares possíveis. Certa vez perguntaram a um viajante assíduo qual foi a sua melhor viagem. E ele sabiamente respondeu: a próxima. Sempre penso nisso antes de me ajeitar no sofá e assistir a vida passar. Então vem descobrir o excitante desconhecido junto comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui