Andradas é uma incrível e pequena cidade do sul de Minas e que proporciona muitas opções ao viajante. Viajar para Andradas é revisitar o passado enquanto admira um bom vinho e aprecia a beleza da vida.

A cidade ainda conta com uma excelente estrutura para o turismo rural de aventura com opções de diversas modalidades como voo-livre, escalada, mountain bike, trekking e muitos outros esportes na natureza. Há ainda diversas cachoeiras, trilhas e mirantes espalhados por toda Andradas.

O Caminho da Fé, um trajeto inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, com cerca de 415 km e que começa em diversas ramificações no interior do estado de SP, passa por Andradas até chegar em Aparecida do norte. Então é possível ver muitos peregrinos andando com seus cajados por toda a cidade.

O Que Fazer em Andradas Clique Aqui

Andradas tem um pouco mais de 40 mil habitantes e está localizada na região de Poços de Caldas, bem pertinho da divisa com São Paulo.

A cidade tem um relevo montanhoso típico da Serra da Mantiqueira e tem uma altitude média de 940 m acima do nível do mar.

Distâncias:

  • Campinas: 121 km
  • São Paulo (capital): 212 km
  • Belo Horizonte: 485 km

Um Pouco de História

A cidade começou no século 19, época em que houve uma grande decadência da extração de ouro no estado mineiro. Essa concentração de pessoas somou-se à grande migração de estrangeiros para as fazendas de cafés dali.

Os imigrantes, em sua grande maioria italianos, se instalaram e trouxeram consigo a cultura do vinho, que, aliás, é presente ainda nos dias de hoje.

E tem ainda mias um curiosidade. Em 1874 os moradores de São Sebastião do Jaguari, como era chamada a região, solicitaram para pertencer ao estado de São Paulo. Motivos econômicos embasaram essa decisão. Porém o pedido foi negado pelo governo mineiro que temia perda da arrecadação.

Esse impasse durou algumas décadas, até o fim do século, quando fizeram o mapeamento e a demarcação definitiva incluindo Andradas a Minas Gerais.

Fico feliz que Andradas continuou uma cidade mineira. Não teria a mesma magia ir para Andradas e não sair de São Paulo. Adoro dizer que fui ao sul de Minas.

Andradas é a Terra do Vinho

Casa Geraldo Andradas-Turiste-se
Casa Geraldo

Como escrito acima, Andrada ficou conhecida e virou referência devido ao vinho que produz.

Tudo começou com os italianos recém-chegados ao Brasil que começaram suas produções artesanais.

Na década de 1950, calcula-se que cerca de 54 famílias produziam seus vinhos, seja para consumo ou para comércio. No auge, estima-se que esse número chegou a mais de 70 famílias (consegue imaginar que paraíso?).

Nos dias atuais, apenas 7 famílias se mantém na produção comercial em Andradas. Apesar de o vinho ser muito forte em Andradas, os vinhedos perderam espaço para plantação de cafés nas últimas décadas. Mas está tudo bem porque continua com muito vinho bom para você provar.

Outra grande curiosidade é que Andradas possui autorização da Igreja Católica para produzir os vinhos usados nas missas. São vinhos canônicos que seguem normas do Vaticano. Legal né? Não sei se está disponível para nós, meros mortais, mas eu confesso que fiquei curioso para provar.

Como Ir à Andradas

Praça Alcides Mosconi-Turiste-se
Praça no Centro de Andradas

A melhor maneira de chegar à Andradas, sem dúvidas, é de carro. Partindo da capital paulista, vá até Campinas pela Anhanguera ou Bandeirantes. Antes da entrada de Campinas, pegue a o Anel Viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083) até acessar a Rod Dom Pedro I.

Depois saia na Rod. Adhemar Pereira de Barros, sentido Jaguariúna. Rode até Mogi-Guaçu e essa rodovia vira SP-342 que te levará até Andradas.

Saindo de Campinas, basta pegar a saída da CPFL no Taquaral, sentido Jaguariúna, na Rod Adhemar de Barros. Siga até Mogi-Guaçu e depois SP-342 até Andradas.

Já para sair da capital mineira, pegue a Rod. Fernão Dias (BR-381) até o município de Pouso Alegre, onde você deve pegar a Rod. 459 sentido, Santa Rita de Caldas. Nesse município, pegue a Rod. MG-455 que chega a Andradas.

Para viagens de ônibus, procure a empresa Santa Cruz.

Como Circular em Andradas

Rodar por Andradas não oferece muitos desafios se você for de carro. A cidade é tranquila para acessar qualquer ponto. Nas zonas rurais, o acesso é feito por estradas de terra bem conservadas.

Como Foi Minha Viagem à Andradas – Clique Para Saber O Relato Completo

Ônibus circular atende boa parte da cidade, mas eu não recomendo para o viajante. Os pontos turísticos são afastados do centro, aonde os circulares não chegam.

A melhor forma de conhecer pontos turísticos se não tiver um carro à disposição é procurar um receptivo que te leve aos pontos.

Táxi, apesar de poucos, roda bem a cidade, porém não há registro de transporte por aplicativo até o momento (referência 01/2021).

Por outro lado, as bikes têm um espaço enorme na cidade. Se for considerar as inúmeras estradas de terra que fazem parte do “Caminha da Fé” ou não, então elas dominam. É possível ver ciclistas por toda parte nas ruas de terra da cidade.

Já no asfalto, não existe ciclovia nem um local adequado para as magrelas, mas tem muita gente que bota para rodar ali msmo. Portanto o trânsito costuma ser gentil e calmo, proporcionando um bom ambiente para um pedal durante sua viagem.

Como É O Clima de Andradas

Mirante Andradas-Turiste-se
Mirante Lindo em Andradas

Andradas tem um clima levemente mais frio que outras regiões, apesar de ser tropical.

Devido a altitude de grande concentração de vegetação, as temperaturas tendem a ser mais baixas que em outras regiões. Se você for visitá-la, mesmo no verão pode precisar de uma blusa leve durante as noites (ainda mais se estiver em região de mata).

No inverno a blusa é essencial. Ahhh e o clima fica ótimo para um bom vinho.

Em relação a chuva, a cidade segue boa parte do Brasil: verões quentes e muito chuvosos e invernos secos. Acompanhe as temperaturas e chuva mês a mês:

  • Janeiro:  mínima: 17ºC máxima: 24ºC chuva: 275 mm
  • Fevereiro: mínima: 17ºC máxima: 24ºC chuva: 206 mm
  • Março: mínima: 17ºC máxima:24 ºC chuva: 186 mm
  • Abril: mínima: 15ºC máxima: 23ºC chuva: 90 mm
  • Maio: mínima: 12ºC máxima: 21ºC chuva: 76 mm
  • Junho: mínima: 11ºC máxima: 21ºC chuva: 39 mm
  • Julho: mínima: 11ºC máxima: 22ºC chuva: 33 mm
  • Agosto: mínima: 13ºC máxima: 24ºC chuva: 36 mm
  • Setembro: mínima: 15ºC máxima: 26ºC chuva: 118 mm
  • Outubro: mínima: 16ºC máxima: 27ºC chuva: 133 mm
  • Novembro: mínima: 16ºC máxima: 25ºC chuva: 165 mm
  • Dezembro: mínima: 17ºC máxima: 25ºC chuva: 266 mm

Fonte: Climatempo

Gostou do que leu nesse artigo? Então quero te fazer um convite.

Tem muito mais viagens da Turiste-se nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens. Bora viajar?

Um abraço e até a próxima.

Boa viagem.

Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro

Clique aqui para reservar seu Hotel, Passagem Aérea ou Pacotes com a HURB. Os preços são incríveis e não tem dor de cabeça nenhuma.

Clique aqui para ter Seguro Viagem com a SEGUROS PROMO. É muito útil e seguro e em alguns países é obrigatório.

Clique aqui para Alugar carro na RENTCARS. É muito mais confortável e seguro. << Tenha 5% de desconto usando o cupom TURISTESE5

IMPORTANTE:

Se você contratar qualquer serviço dos parceiros do Blog Turiste-se através desses links, o blog recebe uma pequena porcentagem e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos. A Turiste-se conta com isso.

Idealizador e administrador do Blog Turiste-se, eu sou funcionário público, professor de matemática em conteúdos digitais para concursos e preencho meu tempo livre com alguma viagem em busca de encontrar meu "verdadeiro eu". Enquanto não o encontro, continuo procurando desenfreadamente em todos lugares possíveis. Certa vez perguntaram a um viajante assíduo qual foi a sua melhor viagem. E ele sabiamente respondeu: a próxima. Sempre penso nisso antes de me ajeitar no sofá e assistir a vida passar. Então vem descobrir o excitante desconhecido junto comigo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito Legal o blog, parabéns. Estivemos em Andradas passeando, para conhecer, esposa passou em um concurso para a cidade, hoje estamos morando aqui, a cidade é linda, receptividade ímpar e belezas naturais inconfundíveis. Ainda estou explorando a região, só tem um mês que estamos aqui. Breve vou postar fotos legais da região. Abraço fraternal.

    • Olá, Márcio. TUdo bom?
      Obrigado pelo comentário. A sua nova cidade é linda. Não veja a hora de poder voltar à Andradas para gravar mais vídeos e apreciar alguns bons vinhos.
      Fique sempre ligado no blog que sempre tem coisa nova. Um abraço e boa viagem,.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui