Localizada na cidade de Tamandaré, a Praia dos Carneiros fica no litoral pernambucano.

É a região que fica mais no extremo sul do estado, quase na divisa com Alagoas.

Considerada anualmente uma das praias mais bonitas do Brasil e do mundo, esse paradisíaco lugar está localizado no encontro das águas do Rio Formoso com o mar, o que torna o local ainda mais peculiar ainda.

Com uma areia branquinha e mar azul, com águas calmas e mornas, a Praia dos Carneiros encanta quem a conhece.

Outro curioso fato é que as terras onde hoje se encontra a praia pertenciam ao Visconde de Rio Formoso, chamado de Francisco de Caldas Lins e o nome veio de um dos seus antigos proprietários: José Henrique Carneiros.

Você consegue imaginar uma pessoa ser dona de todo aquele paraíso? Esse tal de Carneiros devia ser bem feliz, não?

O fato é que se existe um paraíso, esse lugar poderia ser descrito exatamente como a Praia dos Carneiros.

Sol na maior parte do ano, chuvas bem concentradas no inverno, praia limpa de areia branquinha e (ainda) pouco habitada, água do mar quente e nada agitada. Esses fatores fazem com que a região seja privilegiada quando falamos em belezas naturais.

Outro importante ponto a ser observado (e que a torna ainda mais linda) é que a praia tem aquela vegetação de coqueiros ao longo de toda sua faixa de areia. Isso é realmente um colírio aos olhos de um “praiero”.

A região está com o turismo em desenvolvimento ainda. Em meados de 2020, percebi que havia muitas obras de construções de hotéis, pousadas e restaurantes. Nada disso estava em funcionamento na época.

Mas nos próximos anos, espere um aumento exponencial no volume de turistas frequentando a região.

Distâncias
Maceió–AL: 178 km
Recife–PE: 99 km

Código do Telefone: 81

Clima da Praia Dos Carneiros

Como uma boa cidade do Nordeste, na Praia dos Carneiros faz sol e calor o ano todo. Isso mesmo! Não há frio durante o inverno como nos estados do sul do país. E é exatamente por isso que a região cativa tantos os turistas.

As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano todo, mas predomina nos meses de março até junho. Confira abaixo:

  • Janeiro, Fevereiro e Março: Pico do verão. São os meses mais quentes e secos, porém pode haver grandes pancadas isoladas de chuva a qualquer momento. O calor desses meses faz qualquer viajante se render ao mar ou uma piscina. Janeiro é o mês mais quente do ano, com temperatura média de 25,5ºC, podendo passar facilmente dos 30ºC.
  • Abril, Maio e Junho: Início dos meses menos quentes e mais úmidos do ano. As chuvas são mais abundantes, mas ainda faz um baita calor.
  • Julho, Agosto e Setembro: Começa retornar o calor e as chuvas vão embora.
  • Outubro, Novembro e Dezembro: O calor já está alto, com pouquíssimas chuvas. É o momento do ano mais procurado pelos viajantes que procuram paz no fim de ano.

Resumindo: a Praia dos Carneiros tem um bom clima o ano todo. Qualquer época do ano que você for, vai se divertir muito.

O Lado Não Tão Positivo da Praia dos Carneiros

Infelizmente a exploração imobiliária nos lugares altamente turísticos como esse fazem com que nós, viajantes, fiquemos reféns dos empresários que monopolizam os acessos a áreas públicas.

Em Carneiros, preciso fazer um alerta quanto aos acessos a faixa de areia.

Existem apenas dois acessos públicos a praia e estão devidamente escondidos.

Os Resorts, pousadas, hotéis e demais áreas que oferecem estacionamento e estrutura e que ficam colados a praia não têm o menor interesse de o turistas acessarem gratuitamente essas maravilhas públicas. Eles, naturalmente, querem que você pague estacionamento e consuma os serviços disponibilizados lá.

Os preços não são caros, confesso. Mas a ideia de monopolizar o acesso a um bem público me deixa um pouco desanimado.

Com muito custo, conseguimos descobrir como podemos acessar a praia gratuitamente através de um dos dois acessos públicos.

O carro fica estacionado perigosamente no acostamento, ao lado da rodovia. E é preciso caminhar mais de 700 metros através de um caminho cheio de perigos, em maio ao entulho, restos de construção e mato alto.

Acesso público Carneiros Antes-Turistese
Em 2019 não existia essa passagem pública

Na imagem acima, coletada pelo Google Street View, esse caminho não existia em 2019.
Na imagem abaixo, mostro como está em fevereiro de 2020. Dá para reparar um caminho que segue o muro que chega até a praia.

Acesso Público Carneiros Depois-Turistese
Um dos dois caminhos públicos para acesso a Carneiros

Bom… passada a mágoa com os proprietários de terras locais e com o poder público que deixa isso acontecer, eu vou apresentar uma outra forma de conhecer a Praia dos Carneiros: de lancha ou catamarã.

Os passeios podem ser contratados na cidade vizinha de Porto de Galinhas ou em qualquer outra praia próxima.

São várias empresas que oferecem esses serviços de navegação pela orla ou para outras praias no entorno, de onde é possível ter uma visão privilegiada de uma das praias mais bonitas do mundo.

Gostou do que leu nesse artigo? Então quero te fazer um convite.

Tem muito mais viagens da Turiste-se nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens. Bora viajar?

Um abraço e até a próxima.

Boa viagem.

Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro

Clique aqui para reservar seu Hotel, Passagem Aérea ou Pacotes com a HURB. Os preços são incríveis e não tem dor de cabeça nenhuma.

Clique aqui para ter Seguro Viagem com a SEGUROS PROMO. É muito útil e seguro e em alguns países é obrigatório.

Clique aqui para Alugar carro na RENTCARS. É muito mais confortável e seguro. << Tenha 5% de desconto usando o cupom TURISTESE5

IMPORTANTE:

Se você contratar qualquer serviço dos parceiros do Blog Turiste-se através desses links, o blog recebe uma pequena porcentagem e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos. A Turiste-se conta com isso.

Idealizador e administrador do Blog Turiste-se, eu sou funcionário público, professor de matemática em conteúdos digitais para concursos e preencho meu tempo livre com alguma viagem em busca de encontrar meu "verdadeiro eu". Enquanto não o encontro, continuo procurando desenfreadamente em todos lugares possíveis. Certa vez perguntaram a um viajante assíduo qual foi a sua melhor viagem. E ele sabiamente respondeu: a próxima. Sempre penso nisso antes de me ajeitar no sofá e assistir a vida passar. Então vem descobrir o excitante desconhecido junto comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui