Campos do Jordão é um destino muito procurado no estado de SP, principalmente nos meses mais frios do ano. E quem busca dar uma escapadinha para esse incrível destino é porque está procurando contato com natureza, boa comida e muita diversão.

Nesse artigo eu pretendo te passar todas informações gerais sobre a “Suíça Brasileira”, no interior do estado, para que você possa programar uma bela viagem e saber exatamente o que fazer em Campos do Jordão. Vamos lá? Vem viajar junto comigo.

Tudo Sobre Campos do Jordão

Vila Capivari 2 Campos do Jordão - Turiste-se
Turiste-se na Vila Capivari

O tradicional destino de inverno fica na Serra da Mantiqueira, bem pertinho do litoral norte da SP. Essa é, inclusive, uma dúvida frequente dos viajantes. Onde Campos do Jordão fica? Fica pertinho de São Paulo, do litoral norte e do RJ. E isso torna ainda mais especial e fácil conhecer essa cidade.

A cidade foi construída a 1628 m de altitude, o que torna Campos como a cidade mais alta do Brasil. Sim! Existem outros picos mais altos, eu sei. Mas não são cidades construídas. Campos do Jordão é bem diferente de um pico de uma montanha como o Dos Marins ou Pico da Neblina. É uma cidade inteira a mais de 1.600m.

A cidade é relativamente pequena, com uma população de 52 mil habitantes. Mas o diferencial é a população flutuante de turistas que a cidade recebe todos os anos. Isso torna o destino pelo menos uma cidade média em termos de população.

Devido ao clima frio (muito, muito frio no inverno), a cidade atrai turistas de todo o país e estrangeiros também que vão em busca de boas comidas, bons vinhos e cerveja de qualidade, além de curtir o clima na “Suíça Brasileira”.

(Confira as Top 10 Hospedagens em Campos do Jordão. Clique aqui)

O charme da montanha aliado ao clima é um convite para curtir dias de descanso e regeneração que nosso dia a dia desgastante gera em nossos corpos e mentes.

A arquitetura marcante ao longo de toda a cidade são as construções em formato de chalés, chamado em enxaimel, comuns em regiões frias da Europa.

É uma construção mais bonita que a outra. Sejam hotéis, pousadas, comércios ou casas de família, Campos encanta cada visitante desde a primeira vista. 

Como Chegar a Campos do Jordão de Carro

Campos fica em uma privilegiada região atendidas por boas estradas, aeroportos e até do porto que fica em Santos.

Saindo de Carro da Capital 

A cidade fica pertinho da capital paulista. Segundo o Google Maps, do centro da cidade de SP até a região central de Campos dá cerca de 172km e quase 3 horas com condições normais de trânsito.

As condições da rodovia são boas e a Dutra ou Carvalho Pinto são todas duplicadas.

Prepare-se para um trânsito mais carregado aos finais de semana e horários de pico. Ainda mais que a subida entre Taubaté e Campos do Jordão não é duplicado. São duas pistas de subida e uma de descida. Tenha cautela na serra!

Chegando em Campos de Jordão de Ônibus

Outra opção para quem não tem carro disponível é o famoso busão. O município de Campos tem uma boa estrutura viária e uma grande rodoviária na entrada da cidade. 

Em pesquisa pela internet, o ônibus custa cerca de 50 reais até 65 reais (referência maio/2022) saindo da Barra Funda ou do Tietê.

Existem outras linhas saindo de cidades da praia, do interior e de Campinas-SP.

Chegando em Campos de Jordão de Avião

Como é um destino nacionalmente conhecido, outra maneira muito efetiva de chegar a cidade é de avião.

Os aeroportos mais próximos são o de São José dos Campos que fica a 83km de Campos. Tem ainda Cumbica, em Guarulhos e Congonhas em SP. A azul costuma ter vários voos, principalmente vindos do Rio de Janeiro.

Outra opção, um pouco mais distante é você desembarcar em Viracopos, em Campinas, que fica a 253 km do destino.

Desembarcando em qualquer aeroporto, a opção mais viável para seguir até o destino é por carro. Existem muitas locadoras em qualquer desses aeroportos.

Qual é a Melhor Época para Viajar a Campos do Jordão?

Vila Capivari Campos do Jordão - Turiste-se.jpg
Rua principal da Vila Capivari

Essa é uma pergunta que eu sempre ouço de alguém que deseja conhecer o destino, mas teme o frio intenso.

A cidade de Campos de Jordão está preparada para receber turistas o ano todo. Existem lojas e centros comerciais que só abrem no inverno, porém a cidade tem vida fora dessa época.

A alta temporada, quando você vai encontrar muita bagunça, preços mais altos de hospedagens e restaurantes lotados é no inverno. Anualmente a temporada abre no feriado de Corpus Christ e vai até meados de Agosto. Tendo o ápice em julho, nas férias escolares e quando ocorre o aguardado Festival de Inverno.

Cerca de 3 meses antes ou depois da temporada também tem uma Campos movimentada, mas nem tanto. Ainda é possível curtir um friozinho e apreciar um bom vinho com foundue de respeito.

Já no verão é outra opção para conhecer a cidade. Não vai encontrar as tradicionais temperaturas baixas típica do destino de inverno mais procurado do Brasil, mas no calor também tem a sua beleza.

O meses mais quentes são os mais chuvosos também. E isso vai gerar necessidade de cautela para atividades ao ar livre como trilhas e esportes de montanha.

Mesmo indo em dezembro ou janeiro, não subestime o clima e trate de levar roupas de frio.

No final, não importa a época. A Suíça Brasileira vai te receber e mostrar toda a sua beleza. Mas saiba que no inverno a cidade fica especialmente irresistível com um ar europeu e seus visitantes muito bem vestidos.

Quantos Dias Ficar em Campos do Jordão

3 dias está ok. Mas 5 dias vira um passeio completo. A seguir eu vou detalhar uma boa opção de roteiro para 3 dias. Mas fique a vontade para montar o seu próprio roteiro personalizado. E para te ajudar, conheça o artigo sobre O que fazer em Campos do Jordão.

O Que Fazer em 3 Dias em Campos do Jordão

Já vou logo avisando que Campos tem muita coisa para fazer. Infelizmente as atividades gratuitas não são muitas, mas ainda existem. Lembrando que o destino é considerado caro tendo em vista a média nacional. Mas de qualquer forma é possível montar um bom roteiro completo nesse tempo.

Se você tem três dias completos (ou quase completos) na cidade, então vou sugerir um roteiro que mescla natureza, lugares e picos lindos, gastronomia e momentos de descanso. Vamos lá?

Primeiro Dia Em Campos do Jordão

Vou começar com uma sugestão leve, afinal a sua viagem até lá pode ter sido longa e demorada. Então reserve parte do dia para conhecer pequenos pontos turísticos como a Cachoeira Ducha de Prata ou Bosque do Silêncio (pago). Se tiver com um pouco mais de tempo e transporte fácil, acesse o Pico Itapeva para contemplar a linda vista das montanhas.

No final da tarde vá até a Vila Capivari. É lá que a vida acontece depois que o sol se põe. Aproveite para desfrutar dos requintados restaurantes com belos cardápios para todos os tipos de bolsos e gostos. 

Há ainda o Parque Capivari e o Aspen Mall que valem a visita.

Segundo Dia em Campos do Jordão

Nesse segundo dia recomendo passeios mais culturais. Campos do Jordão respira arte. Depois do seu reforçado café da manhã que deve ser desfrutado na sua própria hospedagem ou em algum das dezenas de opções pela cidade, tem o Museu Felícia Leirner e suas belas esculturas ao ar livre. 

Depois passe no Amantikir para deslumbrar da paz e dos belos jardins floridos e vista lindíssima.

Para almoçar, procure algum restaurante que caiba no seu orçamento. Há muitas opções e não só na Vila Capivari. Você pode tentar aproveitar outras opções mais em conta fora dali.

Para encerrar o dia, o Museu da Xilogravura é uma boa opção. Visita rápida e muito instrutiva.

Aproveite o pôr do sol de algum pico. Vista Chinesa, Itapeva ou Morro do Elefante. Em qualquer opção você vai poder assistir de um canto privilegiado o espetáculo do anoitecer a quase 2.000 m de altitude.

A noite, não há como fugir do Capivari. Então a pedida é provar um caldo no pão italiano ou o tradicional fonduê, comidas típicas e muito bem servidas por diversos restaurantes locais.

Terceiro Dia Em Campos do Jordão

No terceiro dia pode ser um dia para conhecer com mais calma os comércios locais. Você ama chocolate? Então Campos do Jordão vai te dar ótimas opções de fábricas dos mais diversos tipos de chocolates. Tem a Fábrica de Chocolates Araucária com possibilidade de fazer um tour pago. Confesso que os preços não são tão baratos, mas a qualidade é diferenciada mesmo.

Na Baden Baden, cervejaria local, há um tour guiado em que é possível conhecer as instalações e parte da fabricação da bebida mais querida do Brasil. Eu sei que é um pouco estranho consumir bebida gelada naquele frio, mas é fato que a cultura cervejeira permeia os costumes locais. E na Baden Baden você pode fazer parte disso.

Tem ainda um passeio que sai do Parque Capivari que é o teleférico que sobe até o Morro do Elefante. Se não tiver muito frio, é um bom passeio para ver a vista de outro ângulo.

Apesar de esse ser um roteiro para 3 dias, se você puder ficar um quarto ou até quinto dia, recomendo conhecer o Parque Tarundu e todas as suas atividades.

Independente de o tempo que passar em Campos, lembre-se sempre de deixar alguns horários vazios para evitar frustração.

Eu sou criador de conteúdo sobre viagens. Então eu sempre quis encher a agenda das minhas viagens, mas acabava chovendo, ou uma atração consumia mais tempo que  esperado. Ou simplesmente aquele momento estava tão gostoso que eu não queria sair dali tão cedo. Isso me deixava pensativo e com sentimento ruim porque não cumpria a programação e isso é péssimo para a experiência da viagem. 

Então minha dica final é não ter tanta expectativa de conhecer tudo. É muito melhor conhecer menos pontos turísticos e conhecê-los bem do que simplesmente “dar uma passada” em cada local. Pensa como eu penso: Não deu para fazer tudo? Tudo bem. É só mais um motivo para retornar em breve.

Outra grande dica é se atentar ao tempo de Campos do Jordão. Além de muito frio, é muito comum chuvas a qualquer momento em determinados meses do ano. Então lembre-se de manter “planos b” para no caso de o tempo ficar feio.

Dicas Para Aproveitar Bem Campos do Jordão

A primeira dica é quanto à época para conhecer a cidade. Lembre-se que no inverno a cidade ferve (não literalmente porque faz muito frio).

Milhares de turistas se deslocam de todos os cantos para lá. Então os restaurantes ficam cheios, o hotéis ficam caros e o trânsito beira o insuportável. Se quiser tranquilidade, fuja de lá no inverno. Uma ideia é ir em março, abril, maio ou agosto.

Outra dica é quanto a hospedagem. Campos do Jordão é uma cidade cara. As hospedagens costumam ser mais caras que em outros destinos. Então se você tiver um carro à disposição, cogite se hospedar em cidades vizinhas como São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal ou mesmo Pindamonhangaba. Esses destinos são mais baratos e compensam as idas e vindas. 

Programe bem a sua viagem. O tempo em Campos pode ser imprevisível, caindo bruscamente a temperatura ou chovendo de repente. Além disso, os pontos turísticos são relativamente distantes, então faça um trajeto de modo a evitar perder muito tempo nas estradas. Isso já começa na chegada e saída da cidade. Às noites de sextas-feiras a entrada da cidade entope. No final dos domingos, a saída entope.

Aí é só curtir a sua viagem. Campos do Jordão é um destino realmente incrível.

Agora e conta uma coisa. Gostou do que leu aqui nesse artigo? Então quero te fazer um convite especial.

Tem muito mais viagens da Turiste-se nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens. Bora viajar?

Um abraço e até a próxima viagem.

Boa viagem.

Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro

Clique aqui para reservar seu Hotel, Passagem Aérea ou Pacotes com a HURB. Os preços e pacotes são incríveis e não tem dor de cabeça nenhuma.

Clique aqui para ter Seguro Viagem com a SEGUROS PROMO. É muito útil e seguro. Em alguns países é obrigatório.

Clique aqui para Alugar carro na RENTCARS. É muito mais confortável e seguro. << Tenha 5% de desconto usando o cupom TURISTESE5

IMPORTANTE:

Se você contratar qualquer serviço dos parceiros do Blog Turiste-se através desses links acima, o blog recebe uma pequena porcentagem e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos.A Turiste-se conta com isso.

Idealizador e administrador do Blog Turiste-se, eu sou funcionário público, professor de matemática em conteúdos digitais para concursos e preencho meu tempo livre com alguma viagem em busca de encontrar meu "verdadeiro eu". Enquanto não o encontro, continuo procurando desenfreadamente em todos lugares possíveis. Certa vez perguntaram a um viajante assíduo qual foi a sua melhor viagem. E ele sabiamente respondeu: a próxima. Sempre penso nisso antes de me ajeitar no sofá e assistir a vida passar. Então vem descobrir o excitante desconhecido junto comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui