Viagem à Curitiba: O Que Saber Antes de Viajar

Compartilhe

Vamos aos dados e todas informações relevantes sobre como programar uma viagem à Curitiba, essa incrível capital que conquista o coração dos seus visitantes.

Quando penso na cidade de Curitiba, a primeira coisa que me vem à mente é que a cidade é uma das poucas capitais de estados com praia e que não é litoral. Se você olhar no mapa, vai perceber que Paraná tem uma pequena faixa de costa, porém Curitiba não tem sequer uma praia pra chamar de sua.

É claro que a capital está próxima a diversos destinos praianos como Guaratuba, Paranaguá e Ilha do Mel, destino mais famoso do estado. então é importante saber que Paraná não é reconhecida pelas suas praias.

A Geografia de Curitiba

Curitiba é a capital do Paraná, primeiro estado mais ao norte da região sul do País, e o município mais populoso do estado e da região. Como escrito anteriormente, é uma das poucas capitais de estados com acesso ao mar que não tem praia. Curitiba fica a 110km do litoral.

Ópera de Arame Passarela Curitiba - Turiste-se
Passarela da Ópera de Arame Curitiba

Com população estimada em quase 2 milhões de habitantes, é também a oitava maior cidade do Brasil. Então prepare-se para conhecer um destino grande, com naturais problemas típicos de uma metrópole.

Reconhecida internacionalmente pelo seu planejamento urbano, a cidade é conhecida pelas ruas largas e planejadas, lindos parques, bosques e praças. De fato uma viagem à Curitiba significa conhecer várias áreas verdes no meio da cidade.

Por ter sido colonizada principalmente por alemães, poloneses, ucranianos e italianos, Curitiba mantém fortes tradições influenciadas por esse povos.

A cidade também é conhecida por Cidade Modelo devido a sua alta eficiência do transporte público. Curitiba inteira é interligada por ônibus novos e que funcionam seguindo horários rigorosos. Isso facilita muito o transporte por conduções pelos turistas.

Conheça as hospedagens que nossos leitores recomendam em Curitiba

Se você gosta de arte, a capital paranaense oferece muitas opções de museus, galerias e outros espaços para exposições permanentes ou temporárias.

Distâncias de carro:
de São Paulo (Capital): 407 km 
de Florianópolis: 307 km

Altitude da cidade:  954 metros

Código de Telefone: 41

A cidade tem instituições dos três níveis de governo, então é muito bem aparelhada quanto a saúde, esporte, cultura, lazer e educação. Isso fica claro quando conhecer as regiões de Curitiba.

Curitiba e Seu Idioma Local

Se você não é do sul, talvez estranhe um pouco a forma de falar e as gírias. A cidade tem um dialeto próprio. Você precisa se habituar com termos como “vina”, “mimosa”, “guria”, “piá”, “piá de prédio” e “daí” (sim , eles usam “daí” ao final de cada frase).

Como é o Clima de Curitiba

Curitiba tem um clima predominantemente frio, bem comum na região Sul do país.

Memorial Uraniano 2 Curitiba - Turiste-se
Memorial Ucraniano em Curitiba

A média para os meses mais frios não passa de 18ºC, podendo, muitas vezes, chegar a 0ºC.

A notícia boa é que a região é influenciada por massas de ar seco nessa época, então é um frio seco, em geral, com pouca chuva.

Já em outras estações do ano, a chuva é abundante. Geada na cidade é algo bem incomum. A média de ocorrência desse fenômeno é de 1 vez a cada 10 anos. Portanto se você é chegado num friozão, mas nem tão frio assim, Curitiba pode ser uma boa opção para ser visitada no inverno.

Outro fator importante é que é comum as inversões térmicas durante dias e noites. O que causa com frequência as famosas neblinas densas ao longo de todo ano e que desaparecem até o almoço.

Conheça as hospedagens que nossos leitores recomendam em Curitiba

Por outro lado, nos meses mais quentes, a chuva pode se tornar um problema pro seu passeio. Elas vêm de forma repentina e sem lógica. Pode estar um sol lindo durante o dia todo e no final da tarde armar aquele temporal e cai o “mundo em forma de água” em seguida.

Veja abaixo os dados meteorológicos da cidade de Curitiba ao longo do ano:

  • Janeiro: Mínima: 16ºC Máxima: 27ºC chuva: 172mm
  • fevereiro: Mínima: 16ºC Máxima: 27ºC chuva: 158mm
  • Março: Mínima: 15ºC Máxima: 26ºC chuva: 139mm
  • Abril: Mínima: 13ºC Máxima: 23ºC chuva: 95mm
  • Maio: Mínima: 10ºC Máxima: 21ºC chuva: 101mm
  • Junho: Mínima: 8ºC Máxima: 20ºC chuva: 116mm
  • Julho: Mínima: 8ºC Máxima: 19ºC chuva: 99mm
  • Agosto: Mínima: 9ºC Máxima: 21ºC chuva: 73mm
  • Setembro: Mínima: 11ºC Máxima: 21ºC chuva: 119mm
  • Outubro: Mínima: 13ºC Máxima: 23ºC chuva: 133mm
  • Novembro: Mínima: 14ºC Máxima: 25ºC chuva: 127mm
  • Dezembro: Mínima: 15ºC Máxima: 25ºC chuva: 152mm

Quantos Dias Ficar em Curitiba?

Jardim Botânico Curitiba - Turiste-se
Nós no cartão postal da cidade de Curitiba

Pela quantidade de parques e áreas verdes espalhadas pela cidade, além de uma quantidade incrível de museus e outros pontos turísticos, Curitiba exige um certo tempo para conhecê-la com calma. Eu conheci a cidade em 4 dias inteiros e relato tudo aqui.

Uma viagem de final de semana pode ser muito pouco se você faz parte do Slow Travel como eu faço parte. Conhecer os lugares, apreciar cada momento com calma leva um certo tempo. Odeio o turismo de check-in em que você aparece no local, tira algumas fotos e vai embora.

Por isso eu recomendo pelo menos 4 dias inteiros e se você tiver crianças, pelo menos 5 dias é um bom período para um roteiro completo na cidade.

Se puder aumentar esse tempo, aí você pode incluir destinos próximos como Morretes e a Estrada da Graciosa, por exemplo.

Como é o Curitibano?

Confesso que mesmo sendo paulista, acostumado com o povo rude e fechado, fui preparado para o pior, porém fui muito surpreendido positivamente.

Conheça as hospedagens que nossos leitores recomendam em Curitiba

Claro que o curitibano mantém sua fama de fechado, principalmente em uma grande cidade como a capital, mas nada demais.

Talvez se você desejar “bom dia” para um estranho pode ser que fique no vácuo, mas nada diferente de várias outras cidades do Brasil.

Onde Se Hospedar em Curitiba?

Parque Tanguá Curitiba - Turiste-se
Parque Tanguá em Curitiba

Lembrando que essa parte não é um guia de hospedagens e sim um lembrete das melhores áreas.

Curitiba possui uma boa estrutura de transporte público e ruas largas para se locomover por carros particulares, então ela é quase toda acessível sem tantos transtornos.

Mas indiscutivelmente é melhor ficar localizado na região central ou arredores. Qualquer hospedagem localizada no Centro Histórico e Batel é a garantia de que você está bem localizado.

Mas lembre-se que uma hospedagem fora deste eixo é tranquilo para se locomover.

Agora que você já tem uma boa noção da cidade, lembre-se de abrir a mente e deixar Curitiba te surpreender como me surpreendeu.

Se atente ao clima, mesmo em estações intermediárias. Curitiba é lindamente fria! Eu particularmente gosto muito de frio, então o clima não me espanta. Mas se você tem um pouco de pavor do frio, talvez a cidade não seja para você (não no inverno, pelo menos).

E aí?! Gostou do que leu aqui? Então quero te fazer um convite especial.

Tem muito mais dicas com preços e vlogs de viagens nas redes sociais. Se inscreva no canal do Youtube e siga o perfil do Instagram para vir comigo nas próximas viagens.

Um abraço e boa viagem.

Programe a sua viagem e poupe tempo e dinheiro:

PASSAGEM AÉREA > Aqui você pesquisa as melhores passagens aéreas. É realmente muito prático e barato.

HOSPEDAGEM > Aqui você reserva sua hospedagem com melhor preço com dois ou três cliques e sem cartão de crédito.

SEGURO VIAGEM > Toque aqui para cotar. Você vai ver que é baratinho e evita muita dor de cabeça.

ALUGUEL DE CARROS > Aqui você aluga carro sem dor de cabeça.

CHIP DE INTERNET > Saia com internet já do aeroporto.

IMPORTANTE:

Se você contratar qualquer serviço dos parceiros da Turiste-se através desses links acima, o blog recebe uma pequena comissão e VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA MAIS POR ISSO. Muito pelo contrário porque você pode até ter descontos exclusivos. A Turiste-se conta com isso.

Marco Baccaglini
Marco Baccaglini
Apaixonado por viagens, tecnologia e criação de conteúdos. Sedento de experiências e momento em família. Perguntaram ao velho sábio qual seria a melhor viagem de sua vida. Ao que ele respondeu: - A próxima!

RELACIONADOS

Diário de bordo: Viagem A Dois Para Monte Sião – MG

Por que motivo eu não passaria um fim de semana de descanso na terra da Porcelana Azul e Branca? Foi isso que pensei ao propor...

Diário de bordo: Viagem Com Amigos Para Praia Das Pitangueiras No Guarujá

Sabe essas cervejadas com amigos que no final da noite combinamos um milhão de viagens? Pois é! Foi o que aconteceu comigo, minha mulher...

Bem-Vindo A Turiste-se!

Olá, Viajante! Tudo ótimo por aí? Meu nome é Marco Baccaglini, muito prazer. Nesse primeiro artigo, eu quero passar um pouco de como surgiu a...

7 Destinos Pra Conhecer Até 100 km de Campinas-SP

Chegou o final de semana, as férias ou mesmo um feriadão e o campineiro quer fugir dos shoppings centers e curtir um lugar novo...

18 Dicas de O Que Fazer em Campinas

Se você está visitando ou mora na região de Campinas, cidade com cerca de 1,2 milhão de habitantes e localizada a 90 km da...

Pousada Vale das Orquídeas em Socorro: Isso Sim É Pousada

Pensando em viajar a Socorro para dar aquela relaxada nas suas férias ou no final de semana? Então prepare-se para conhecer uma ótima opção...